O ex-senador João Ribeiro (In Memorian) completaria 66 anos nesta quinta-feira, 25. Sua filha, a deputada estadual Luana Ribeiro lembrou a data num post numa rede social.

A parlamentar lembrou ainda do projeto que leva o nome de seu pai e que aguarda aprovação em plenário na Casa de Leis.

“Em uma data tão especial, também aproveito para externar minha alegria com o projeto de Lei que cria o Título de Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro, com objetivo de homenagear pessoas nascidas no Tocantins que realizaram grandes contribuições para nosso Estado”, disse.

O projeto já foi aprovado pelas comissões, mas ainda aguarda aprovação no plenário.

“Acredito que homenagear pessoas que realizaram ações de destaque para o Tocantins é uma forma de agradecermos pelas contribuições e valorizarmos os cidadãos tocantinenses”, comentou.

Além disso, o PL também deixa registrado a trajetória do Senador João Ribeiro, que tanto trabalhou pelo nosso Estado.

João Ribeiro faleceu em 2013 e deixou um legado político expressivo e a marca de senador municipalista.

Carreira política

João Ribeiro começou a carreira política como vereador em Araguaína, em 1982, na época pelo PDS (Partido Democrático Social). Em 1986, foi eleito deputado estadual por Goiás. Líder do PFL (Partido da Frente Liberal), trabalhou na persuasão dos políticos goianos sobre a importância da criação do Estado do Tocantins. Esse foi um dos principais marcos da carreira política dele.

Contudo, a disputa política mais intensa de João Ribeiro, com a vitória muito comemorada, foi a eleição para prefeito de Araguaína em 1989, cumprindo o mandato até 1993. A carreira como deputado federal começou em 1994, já por estado do Tocantins, com reeleição em 1998.

No Tocantins, atuou no poder executivo em duas oportunidades: como secretário de Turismo Ecológico, em 1997, e secretário de Governo, entre 2001 e 2002. Nas duas oportunidades o governador era José Wilson Siqueira Campos, atual governante do estado.

Como representante do Tocantins no Senado Federal, João Ribeiro cumpria o segundo mandato. Eleito em 2002, exerceu o primeiro mandato de oito anos e foi reeleito em 2010. Ribeiro tinha mandato até janeiro de 2019.

Maju Cotrim