Sempre sorridente e uma vida tranquila, assim o tocantinense Ironildo Ferreira dos Santos é lembrado pela família. Hoje, a história é outra. Eles enfrentam um dilema em busca de uma cirurgia.

Segundo a família, que procurou a Gazeta do Cerrado nesta sexta-feira, 10/7, Ironildo precisa fazer uma cirurgia cardíaca e está internado desde o dia 24/6 na UTI do maior hospital público do Tocantins, o HGP – Hospital Geral de Palmas.

A situação já foi parar na justiça e com vitória para Ironildo, que encheu a família de esperança. É que o juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira determinou que num prazo máximo de 48 horas fosse fornecido o material necessário para o paciente fazer a cirurgia no HGP ou que ele fosse transferido para uma unidade onde pudesse fazer a cirurgia. A multa diária estipulada foi de R$ 200, sendo o limite máximo de R$ 10 mil. A decisão é do dia 2/7 e segue, até agora, sem ser cumprida.

Em resposta ao juiz, com data de ontem, 9/7 o secretário estadual Edgar Tollini respondeu em ofício dizendo:

“Temos a informar, que conforme documentação apresentada a exordial, o Paciente atualmente com 39 (trinta e nove) anos de idade, tem como diagnóstico dissecção da aorta tipo A, atualmente está internado na UTI do HGPP e necessita de procedimento cirúrgico, como conduta terapêutica adequada. Cabe ressaltar, que diante da indicação cirúrgica, conforme laudo médico oriundo do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) consta a informação que o procedimento solicitado não está sendo realizado na referida unidade hospitalar porque está em falta as OPME ( órteses, próteses e materiais especiais) necessárias para a realização do procedimento”, afirma.

O secretário diz ainda

“Insta pontuar que por necessidade de urgência da cirurgia cardíaca do Requerente, informamos que essa Pasta, por intermédio do seu Núcleo de Demandas Judiciais, realizou a autuação do Processo de Compra no. 2020/30550/004602 para a aquisição do procedimento cirúrgico designado; conforme se evidencia na inclusa documentação”, disse.

Família à espera

“Ele se encontra internado no HGP, necessitando passar procedimentos cirúrgico. Mas a direção do hospital alega que não tem materiais e que seria transferido para o Hospital Dom Orione, em Araguaína, no entanto não há vaga na UTI. Tem uma liminar que determina o Estado a cumprir em 48h. Mas até agora nenhuma resposta positiva, a única informação é que iniciou o busca processo para busca de aquisição dos materiais. Mas não sabe quando isso vai ocorrer”, relatou um familiar á Gazeta.

A SES

A Gazeta formalizou um pedido de resposta sobre as providências do caso à Secretaria Estadual de Saúde.

Em nota o órgão disse que o paciente citado por este veículo, encontra-se sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP), recebendo todos os cuidados necessários para o seu quadro clínico.

A SES destaca que já está finalizando o processo administrativo para contratar o fornecedor, para em seguida realizar a compra dos insumos necessários para a realização do procedimento cirúrgico que o paciente necessita.

Palmas, 10 de julho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

 

Reportagem Gazeta do Cerrado