O município de Tocantinopolis, no bico do papagaio, vai começar a fazer uma ação inédita e pioneira no Estado: vai distribuir ivermectina gratuitamente para a população.
A cidade tem até o momento 344 casos confirmados de Covid e 45 ativos, 87% dos pacientes estão curados.
A Gazeta conversou com o secretário de saúde da cidade, Jair Aguiar sobre o assunto e ele explicou os detalhes.A cidade conseguiu 10 mil caixas do medicamento.
A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis-TO, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram o Programa de Profilaxia (prevenção) à COVID-19, por meio da distribuição gratuita da IVERMECTINA. Este medicamento tem se mostrado eficaz na prevenção e combate ao Coronavírus, em todo país.
A Ivermectina já é, segundo a prefeitura, distribuída a todos os pacientes suspeitos e/ou confirmados de COVID-19. Tocantinópolis passa a ser um município pioneiro na distribuição preventiva do medicamento que segundo especialistas não tem eficácia comprovada contra o vírus porém algumas pessoas relatam ter sucesso com o uso do remédio.
No Tocantins o remédio está em falta em quase todos os municípios.
Nesta primeira etapa, serão atendidas todas as pessoas acima de 50 anos de idade e todos os servidores do município. Na segunda etapa, serão atendidas as pessoas de 30 a 49 anos; e na terceira etapa, pessoas de 18 a 30 anos de idade.
A distribuição terá início nesta quarta-feira (15/07), nos Postos de Saúde. Os servidores municipais deverão procurar suas respectivas Secretárias para receber o medicamento, segundo informou a prefeitura.
A IVERMECTINA será distribuída também para todos os indígenas Apinajés. “Que todos os anos, sazonalmente, sofrem com um “simples problema”: bicho de pé, mas que pode causar graves danos ao organismo, como a GNDA (glomérulonefrite difusa aguda), causando internações e problemas renais, nos indígenas. A GNDA também é combatida por meio da Ivermectina”, explicou a secretaria de saúde.