A concessionária de água BRK, que atua em algumas cidades do Tocantins, foi notificada após informar ao órgão de defesa do consumidor – Procon, que a partir do dia 07 de julho retomaria a cobrança da taxa de esgoto no patamar de 80%.

Desde 2017 a Gazeta do Cerrado acompanha o debate sobre a cobrança e a taxa de esgoto cobrada pela Concessionária de água e esgoto BRK:

Cobranças abusivas e taxas de água e esgoto serão debatidas em audiência pública dia 12

O Procon Tocantins oficiou a concessionária de água BRK Ambiental solicitando a suspensão da cobrança retroativa de maneira imediata referente a tarifa de esgoto em Palmas. A empresa informou que vai parcelar os valores a partir do mês de outubro deste ano. Em resposta à demanda do Procon, a BRK Ambiental informou que está sensível a situação decorrente do Novo Coronavírus e que irá realizar a cobrança a partir de outubro. A mesma será dividida em 12 vezes nas faturas a serem enviadas aos usuários. Será cobrada a diferença dos meses de fevereiro a junho deste ano.

Entenda

A BRK conseguiu na justiça, por meio de liminar,  a suspensão da Lei Municipal nº 2.540/2020 que estabelecia a redução do valor da tarifa de esgotamento sanitário, de 80% para 40% em residências e para 50% em estabelecimentos comerciais, industriais e órgãos públicos. Na liminar concedida, a justiça permite ainda a cobrança retroativa. A lei é de fevereiro deste ano.

Confira a disputa sobre a tarifa de esgoto pelo histórico de reportagens que a Gazeta do Cerrado vem publicando sobre o caso:

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A BRK Ambiental enviou nota na qual informa que realizará o parcelamento do valor retroativo da tarifa de esgoto, cujo diferimento de 40% para residências e 50% para comércios deixou de ser cobrado devido a lei municipal com efeitos suspensos por decisão judicial.

Veja íntegra da nota da BRK

A BRK Ambiental informa que realizará o parcelamento do valor retroativo da tarifa de esgoto, cujo diferimento de 40% para residências e 50% para comércios deixou de ser cobrado devido a lei municipal com efeitos suspensos por decisão judicial.

 
A cobrança será realizada a partir de outubro e dividida em até 12 parcelas. A concessionária informará os clientes através de seus canais de comunicação sobre condições para negociação.
 

Todos os canais de atendimento da concessionária, como o 0800 6440 195 e o Whatsapp (11) 99988-0001 estão à disposição para negociações, dúvidas e solicitação de atendimentos.

Continue acompanhando a cobertura Gazeta do Cerrado sobre o caso.

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