O Boletim Epidemiológico mostra que Formoso do Araguaia teve registros de 23 (vinte e três) novos casos de COVID-19, sendo 07 registros de Formoso e 16 registros de indígenas aldeados no último sábado, .

Ao todo 291 indígenas já tiveram Covid.

Segundo a gestão, 30 pacientes testados positivos, que cumprem isolamento domiciliar em Formoso e 113 pacientes testados positivos, que cumprem isolamento domiciliar nas aldeias, com sintomas leves, outros 288 pacientes Curados/Recuperados e 06 óbitos.

62 pacientes aguardam resultado de exames.

“Em Relação as divergências no Boletim Estadual, há pessoas que estão em outro município, porém é residente ou cartão do SUS, está com endereço de Formoso, desta forma passa a contar para Formoso, foi solicitado ao CIEVS, a relação destes novos casos”, diz o boletim.

A primeira morte por causa da pandemia entre os povos indígenas do estado foi no último dia 10 de julho, quando o ex-cacique da Aldeia São João, Juraci Wasari Javaé, morreu. Ele morava na ilha do Bananal, perto de Formoso do Araguaia.

A segunda morte em Formoso, foi a da anciã Teresa Xiwenoa Javaé, de 102 anos, que se tornou a quarta vítima indígena do coronavírus no Tocantins. Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Gurupi desde o último dia 15 de julho com dificuldades para respirar. Antes disso ela passou dois dias em um Hospital Municipal em Formoso do Araguaia aguardando vaga na UTI.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados e resultados liberados até as 23h59 do último dia.

Equipe Gazeta do Cerrado