Exibindo AcadepolDNO (7).jpg

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) iniciou nesta segunda-feira, 29, no campus do Instituto Federal de Educação – IFTO, em Dianópolis, mais uma turma do Projeto Academia Itinerante: a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil cidadã. O projeto prevê que ações de capacitação e de saúde sejam levadas a todos os policiais civis do Estado do Tocantins, especialmente aqueles lotados no interior.

 

Durante a aula inaugural ministrada nesta segunda-feira, o Diretor da Acadepol, Delegado de Polícia Marcelo Falcão, apresentou à turma a equipe que estará responsável pelas aulas, pela logística, bem como pelos atendimentos na área da saúde e enfatizou a importância de ações como essa serem oferecidas aos profissionais do interior do Estado.

AcadepolDNO (5)

De acordo com o Diretor, o projeto Academia Itinerante leva toda a estrutura da Academia da Polícia Civil às cidades do interior: “A Polícia Civil, com essa ação, está voltando seus olhos e se dedicando aos policiais do interior. Não podemos mais conceber que apenas servidores da Capital tenham acesso à formação e ações de saúde. Os policiais civis são a máquina locomotiva da Justiça penal e os primeiros garantidores da legalidade e da Justiça para a população”, declarou.

 

Assim, com foco no aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Polícia Civil aos cidadãos, a Acadepol ministrará aulas de diversas disciplinas, como: qualidade no atendimento ao público, investigação criminal, inteligência policial, operações policiais (cumprimento de mandados de alto risco, combate em ambientes confinados, uso progressivo da força, patrulhamento rural, uso progressivo da força, armamento e tiro) e procedimentos de Polícia Judiciária, além de atendimentos individualizados, realizados por profissionais de Psicologia e Assistente Social.

Exibindo AcadepolDNO (1).jpg

Marcelo Falcão enfatizou a importância do Fundo para Modernização da Polícia Civil do Tocantins (FUMPOL-TO), instituído em 2016, por meio de Lei Estadual e que prevê a aplicação de recursos nas ações educativas destinadas aos servidores do quadro de pessoal da Polícia Civil. O FUMPOL destina 20% de sua arrecadação à formação do Policial.

 

O Diretor da Acadepol lembrou que durante o ano de 2016, a Academia formou mais de 500 novos policiais, observando as mais modernas doutrinas e técnicas voltadas à polícia judiciária. Segundo o Diretor, “2017 será o ano dos cursos de formação continuada, de aperfeiçoamento dos policiais em atividade”, ressaltou Marcelo Falcão.

Exibindo AcadepolDNO (3).jpg

Marcelo Falcão também lembrou que a instituição promoverá um nivelamento de toda a Polícia Civil, observando os parâmetros adotados nos cursos de formação inicial ministrados no ano passado para os novos policiais. Dessa forma, a Academia Itinerante passará por todas as Regionais do Estado até o fim do ano, o que é um fato inédito no Estado: “pela primeira vez na história, a Polícia Civil receberá um curso de abrangência universal, a todos os policiais, de todas as Regionais”, esclareceu.

 

A primeira turma da Academia Itinerante ocorreu na cidade de Arraias, entre os dias 15 a 20 de maio. A Turma II, dos servidores da 8ª DRPC de Dianópolis, começou nessa segunda, 29, e encerrará no dia 03 de junho.

 

A próxima etapa irá beneficiar policiais civis da Regional de Alvorada e terá início no dia 05 de junho.