A médica, Anestesista e Anestesiologista, Maria Esmeralda Marchesini Medrado (CRM-TO 0006), na cidade Araguaína – TO, nesta sexta-feira (07/08), vítima de complicações por Covid 19.

Drª. Esmeralda era pioneira no Tocantins, atuava em Araguaína desde 1989, ano de instalação do Tocantins. Era viúva do também médico, Dr. Eduardo Medrado, ex-secretário da saúde do Tocantins.

Veja as notas de pesar:

Nota de Pesar

07.08.2020

É com pesar que informamos o falecimento da médica, Anestesista e Anestesiologista, Maria Esmeralda Marchesini Medrado (CRM-TO 0006), na cidade Araguaína – TO, nesta sexta-feira (07/08), vítima de complicações por Covid 19.

Drª. Esmeralda era pioneira no Tocantins, atuava em Araguaína desde 1989, ano de instalação do Tocantins. Era viúva do também médico, Dr. Eduardo Medrado, ex-secretário da saúde do Tocantins.

Que sua atuação, sua coragem e seu compromisso ético com a medicina sejam inspirações para todos. Que seu legado de comprometimento sirva de conforto a sua família.

O CRM-TO se solidariza com os filhos, netos, enfim todos os familiares e amigos neste momento de dor.

Conselho Regional de Medicina do Tocantins
CRM-TO

*07/08/2020
+ 26/10/1947

—————

Nota de Pesar – Esmeralda Marchesini Medrado

É com profunda tristeza que manifesto meu pesar pelo falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, viúva do ex-secretário estadual da Saúde, Dr Eduardo Medrado, ocorrido nesta sexta-feira, 7, em Araguaína.

Médica pioneira no Tocantins, deixou uma visão prática da vida e da profissão.

Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da ética profissional.

Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, os corações dos familiares e de todos que sofrem a perda dessa grande amiga.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

Nota Coopanest-TO

Foi com profundo pesar que a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Tocantins (SAETO) receberam a notícia do falecimento da médica anestesiologista, Drª Maria Esmeralda Marchesini Novaes Medrado, de 72 anos, vítima da COVID-19.

Drª Maria Esmeralda trabalhava como anestesiologista nos hospitais Dom Orione e Regional de Araguaína. É portadora do registro 006 no Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), pioneira no Estado e uma das fundadoras da Coopanest-TO e da SAETO, além de ter sido vice-presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (FEBRACAN). Foi presidente da Coopanest-TO por cinco mandatos.

Pelos colegas, será lembrada pela estruturação de condições de trabalho, remuneração digna e valorização da categoria. Exerceu a anestesiologia com qualidade, dignidade, ética e grandeza. Estimulou o primeiro serviço de residência do Estado em Araguaína, e projetou o Tocantins na anestesia do Brasil.

Foi casada com o médico Dr. Eduardo Novaes Medrado Santos, ex-secretário de Saúde do Estado do Tocantins que faleceu em 20 de junho de 2016. Baiana de Salvador, a médica Maria Esmeralda acompanhou o marido Eduardo Medrado na mudança de Barreiras-BA, na divisa com o então nordeste goiano, para Araguaína, no norte do Estado, em dezembro de 1982.

Os colegas das duas entidades expressam ainda suas condolências pela perda aos amigos, familiares e aos filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio.

Dr. Tássio Diogo Pontes
Presidente da Coopanest-TO

Dr. OmérioHauck da Silveira
Presidente da SAETO

Nota de pesar

Recebi consternado a notícia do falecimento da amiga dra Esmeralda Marchesini Medrado. Médica anestesista, ao lado de seu falecido marido, dr Eduardo Novaes Medrado, médico e ex-secretário de saúde do Tocantins, escreveu seu nome na história da medicina tocantinense. Rogo a Deus que conforte os filhos, Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio, netos, familiares e amigos e a receba na morada eterna.

Eduardo Gomes – Senador e líder do governo no Congresso

Nota de pesar

Nota de pesar – Dra Esmeralda Marchesini Medrado

Lamentamos profundamente o falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, nesta sexta-feira, 7 de agosto. Dra Esmeralda era anestesista e atuava no Tocantins por cerca de 40 anos,  precisamente em Araguaína onde deixou um legado médico e ético da profissão, bem como a de um trabalho humanizado e respeitoso junto aos pacientes do hospital Dom Orione.

A classe médica do Estado perde um dos grandes nomes dos seus quadros, e o Tocantins se despede e agradece à Dra Esmeralda por tamanha dedicação ao próximo e aos araguainenses.

Neste dia triste de perda, pedimos ao Pai Criador que acalente os corações dos filhos, demais familiares e amigos.  Rogamos a Ele que receba em Sua grande Morada o espírito da Dra Esmeralda.

Nossas mais sinceras e honrosas condolências.

Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

Foto: Arquivo Pessoal