Imagina ter que trabalhar para se manter durante pandemia de coronavírus e ainda por cima ser abordado de forma truculenta por agentes públicos. Muitas pessoas não têm o privilégio de poder ficar ou de trabalhar em casa,  são submetidas à exposição ao Coronavírus por necessidade e ainda tratada de forma desrespeitosa.

Foi isso que aconteceu com um ambulante de Araguaína, região norte do Tocantins. Um  vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 13,  revoltou a população. (Veja mais abaixo)

Na gravação é possível ver agentes de fiscalização da Prefeitura de Araguaína puxando da mão de um senhor, os produtos que ele estava vendendo em uma avenida na cidade.

“Olha isso suja a imagem de vocês. Vão pegar no pé de quem rouba, de quem vende droga. Eu tenho família pra da de comer amigão. Eu sou honesto, eu não soou bandido não”, disse i ambulante.

A Polícia Militar também esteve no local. Em nota a PM disse que está á disposição para esclarecimento das ações. (Veja a íntegra no final da matéria)

Ronaldo Dima, prefeito da cidade, divulgou um vídeos nas redes sociais onde afirmou que não concorda com a abordagem e que nesse momento de pandemia é necessário ter um cuidado com o outro. (Confira aqui)

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína e aguarda um posicionamento oficial sobre o assunto.

Nota Polícia Militar

A Polícia Militar vem a público prestar esclarecimentos dos fatos ocorridos em um vídeo que circula nas redes sociais e em veículos de imprensa.

Em relação ao referido vídeo, é possível perceber que uma equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal de Araguaína com apoio da Polícia Militar realiza uma abordagem a um vendedor ambulante e durante tal ação, os agentes públicos da prefeitura recolhem a sua mercadoria.

É notório destacar que a Polícia Militar, desde o início da pandemia, tem dado apoio aos órgãos municipais no cumprimento das medidas de Covid-19, em todos os municípios tocantinenses, a fim de minimizar a proliferação da doença, por meio de ações que visam o atendimento das medidas sanitárias impostas, estabelecidas pelos Decretos estadual e municipal, ora vigentes.

Na mencionada fiscalização realizada pelos agentes do DEMUPE, a Polícia Militar foi acionada e se encontrava no local para preservar a integridade física de todos os envolvidos, tanto dos agentes públicos quanto do próprio cidadão abordado. Contudo, percebe-se que, no momento da ação, o policial militar não estava fazendo uso da máscara de proteção individual, contrariando as normas e orientações internas da PM. Quanto a esta situação, já foram tomadas todas as providências internas cabíveis no sentido de se cumprir as determinações institucionais de combate à Covid 19.

A Polícia Militar ressalta que se encontra a disposição da sociedade para quaisquer esclarecimentos de suas ações e não mede esforços no desempenho de suas obrigações constitucionais.

Nota Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína informa que está realizando a retomada gradual da economia. Os ambulantes serão autorizados a retornarem quando houver maior controle da covid-19 no Município. Para isso, segue ampliando o número de leitos exclusivos, controlando o funcionamento do comércio, desinfectando locais públicos e comunicando a população sobre medidas preventivas.

Todos os produtos apreendidos pelo Departamento Municipal de Posturas de Edificações devido a desrespeito às normas de controle podem ser reavidos em um período de cinco dias, após pagamento de multa.