Nesta sexta-feira, 14, o Boletim Epidemiológico de Palmas informa mais três óbitos por Covid-19 na Capital, que agora soma 65 mortes ocasionadas pela doença. A taxa de letalidade é de 0,8%. O primeiro óbito é de uma em mulher de 49 anos que sofria de diabetes e tinha obesidade. Ela estava em leito de estabilização de uma Unidade de Pronto Atendimento de Palmas (UPA). Um dos pacientes era homem, tinha 65 anos, tinha hipertensão, obesidade e estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública da cidade. O outro óbito é de um homem de 79 anos que também sofria de hipertensão e era ex-tabagista. Ele estava internado em UTI particular do município.

Após realização de 1.455 testes para detectar o novo coronavírus, Palmas contabiliza mais 412 diagnósticos positivos para a enfermidade. É a maior quantidade de exames realizados e casos confirmados em um único dia desde o início da pandemia. Até o momento são 8.132 casos acumulados da doença, sendo que 4.502 estão recuperados, 3.488 cumprem isolamento domiciliar e 59 pacientes estão internados. O município também soma 39.222 notificações de síndromes gripais. Do total, 12.823 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus.

 

Testes

No Município, 1.455 testes para diagnóstico e rastreio foram realizados na última rotina de exames. Informa-se que testes para rastreio são feitos em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e têm por objetivo evidenciar novos casos e a quantidade de pessoas que já tiveram contato com o vírus.

O Laboratório Municipal de Palmas realizou 1.187 testes e 274 pessoas testaram positivo. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) fez 74 testes e 30 resultados foram positivos para a doença. A rede privada testou 194 pacientes e 108 diagnósticos informados são positivos.

 

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas é de 78,1%. A estrutura de leitos clínicos públicos e privados da Capital está 74,4% ocupada. Já as instalações das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão 82,7% ocupadas.

 

Estado de saúde

O Boletim informa que dos 59 residentes do município internados com Covid-19 na Capital, 29 são estáveis e 30 são graves. Outros 39 pacientes estão internados com suspeita para a doença.

A Vigilância Epidemiológica revela informações sobre pessoas residentes de outros municípios internados em Palmas. Confirmados para a doença somam 48 pacientes, sendo 33 graves e 15 estáveis. Além de outros nove pacientes hospitalizados com suspeita para a enfermidade.