Audi
Audi
São quatro as anéis que formam o logotipo da Audi. Cada uma destas argolas representa uma das quatro marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. Estas marcas são a Horch, Audi, DKW e Wanderer.
Alfa Romeo
O emblema da Alfa Romeo é composto por dois elementos principais: o brasão que mostra um homem sendo devorado por uma serpente, e a cruz vermelha, símbolo da cidade de Milão, onde nasceu a marca italiana. A figura da serpente devorando o homem é o símbolo da família real milanesa.
BMW
O símbolo da BMW faz analogia a uma hélice de avião em movimento, relembrando os anos da marca como construtora de aviões. No entanto as cores azul e branca têm inspiração na bandeira da Baviera, estado alemão onde se encontra sediada a marca.
Chevrolet
Em 1911 surgiu a Chevrolet. Fruto da paixão pelos automóveis e da determinação do jovem piloto suíço Louis-Joseph Chevrolet e do empresário William C. Durant. Na época a empresa se chamava Chevrolet Motor Car Company of Michigan. No início, o logotipo que estampava o Chevrolet 490 era apenas o nome da marca levemente estilizado. Três anos mais tarde, em 1914, Louis Chevrolet criouia um dos símbolos mais conhecidos da indústria automobilística mundial: a gravatinha Chevrolet. A história é imprecisa quanto à fonte inspiradora de Chevrolet. Alguns acreditam que o logo surgiu a partir do papel de parede de um hotel em Paris. Outros -incluindo sua mulher- afirmam que o logo nasceu inspirado em uma figura impressa em um jornal. Hoje, a gravatinha da Chevrolet é dourada e estampa a grade frontal de todos os veículos da marca produzidos a partir de 2003. Mas nem sempre foi assim: o símbolo da Chevrolet já foi azul, vermelho e até preto.
Citroën
Conhecido na França com “Deux Chevron”, os dois “V” invertidos são, inconfundivelmente, o emblema da Citroën desde 1930. Este símbolo é uma homenagem à engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.
Ferrari
O cavalo negro empinado é uma das imagens de marca do logtipo da Ferrari e foi introduzido na “24 Horas de Spa” em 1932. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, herói da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial. Ao cavalo negro junta-se o fundo amarelo, a cor símbolo da terra natal de Enzo Ferrari, Modena.
Honda
A marca japonesa usa como símbolo o “H” estilizado, letra inicial do sobrenome de seu fundador Soichiro Honda. O Hyundai praticamente copiu esse logotipo.
Lamborghini
A Lamborghini é famosa pelo seu logotipo com o touro dourado. O emblema da marca italiana de carros esportivos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às famigeradas touradas, das quais era fã. Até hoje os carros da marca recebem nomes de touros famosos.
Maserati
O elemento simbólico principal do logotipo da Maserati é o tridente de Netuno na cor vermelha. A sua utilização deve-se ao fato de este ser o símbolo de Bolonha, cidade onde foi fundada a marca em 1914.
Mercedes-Benz
A cobiçada e famosa estrela de três pontas é o símbolo da Mercedes-Benz. Este logotipo surgiu em 1909, a partir de uma idéia dos filhos de Gottlieb Daimler, Paul e Adolf. Cada uma desta pontas da estrela representa um de três elementos: terra, ar e mar.
Mitsubishi
O emblema da Mitsubishi é composto por três diamantes, um símbolo que veio do nome da marca, já que “Mitsu” significa três em japonês e “Bishi”, diamante. O logotipo acaba sendo um simbolismo para a durabilidade e beleza dos seus produtos, além de representar domínio do ar, da terra e dos mares, áreas em que o grupo Mitsubishi atua.
Peugeot
A Peugeot é reconhecida pelo emblema do leão, que é utilizado desde 1919. A escolha deste símbolo é homenagem à cidade francesa Belfort, local onde foi produzido o primeiro modelo da marca francesa
Porsche
O emblema da Porsche é uma combinação de dois brasões, o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Estugarda, sede da empresa. As riscas pretas e vermelhas são referência à região alemã e o cavalo preto empinado é símbolo da cidade de Stuttgart, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.
Subaru
O logotipo da Subaru é composto por uma constelação. Isto porque, em japonês, o nome Subaru significa plêiade, um conjunto de estrelas.
Toyota
O símbolo da Toyota é composto por três elipses entrelaçadas que representam o coração dos clientes, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico. A combinação das elipses vertical e horizontal estiliza o “T” de Toyota.
Volkswagen
Tão simples que deve ter sido criado pelo mesmo preguiçoso que desenhou a bandeira do Japão. O emblema da Volkswagen é composto pelas letras V e W. Estas são as iniciais das palavras alemãs “volks” (povo) e wagen (carro), que em conjunto significam “carro do povo”. Foi com esse propósito que a Volkswagen foi criada, para dar a oportunidade da população alemã em geral ter acesso a um automóvel.
Texto original publicado em autotecnica.band