Maju Cotrim
Neste Dia do Soldado foram feitos alguns anúncios por parte da gestão estadual em evento no Palácio. Armamentos foram anunciados bem como cursos e a digitalização da PM. São 619 pistolas e 40 carabinas entregues.
Promoções
O secretário Sandro Armando anunciou o pagamento da diferenças salariais das promoções para a corporação e alegou que foi considerada a LRF. “Vamos pagar a implementação em quatro parcelas pagando o direito dos militares mantendo o controle dos gastos”, disse. O pagamento será de uma parcela a cada seis meses podendo haver antecipação.
A partir da folha de setembro, segundo ele, já será paga a primeira parcela. Não foi liberado os valores.
O governador Mauro Carlesse falou que o pagamento das promoções é um pequeno gesto diante do compromisso que foi feito. “Fizemos dentro de uma segurança”, disse.
“Isso não vai impedir de ter novas promoções e poderá sim ser antecipado esses pagamentos de acordo com a receita do Estado”, afirmou.
“Somos um governo de equilíbrio fiscal, de dar as condições em todas as áreas”, disse.
“O Estado passou medo por causa da pandemia e por isso seguramos muitos compromissos que fizemos, agora vamos começar a pautar as pendências”, disse.
O governador defendeu a agilidade do concurso para evitar o acúmulo de serviço da tropa. “Falta hoje soldados mas o Estado e muncipios estão sendo cobertos”, disse.
“Nossa população não admite malandragem, aqui não fica não. Nosso Estado tem sim qualidade”, disse.
Novo concurso
A Cesp- Cebraspe realizará o novo concurso e Carlesse afirmou sobre o certame ao criticar o cancelamento do anterior: “quero que seja sério e que não haja risco de dizer que concurso foi mais ou menos”, disse. Serão mil vagas para PM e Bombeiros.
O edital ainda não tem data ainda e será lançado após a contratação do contrato.
Sobre as inscrições dos que se inscreveram no anterior os que tem até 32 poderão participar.
Sobre a contratação dos militares da reserva, ele disse que vai conseguir abrir mais colégios militares no Estado.
Comandantes
O Comandante dos Bombeiros, Coronel Reginaldo Leandro e o Comandante Coronel Jaizon participaram ao lado do governador Mauro Carlesse.
Jaizon agradeceu a bancada federal, os deputados Eduardo Siqueira Campos, Luana Ribeiro e Jair Farias que destinaram emendas para aquisição de armas. Ele agradeceu ainda o senador Eduardo Gomes que ainda em 2012 quando era deputado federal garantiu recursos para a corporação.
Foi assinada a Medida Provisória 21 que autoriza a contratação de militares da reserva de forma remunerada. A admissão especial pode ser autorizada diante das demandas com garantia dos benefícios. “Um socorro imediato as corporações”, disse o secretário Chefe da Casa Civil. Segundo ele, a medida proporciona ainda o aumento dos colégios militares.
Foi anunciado ainda decretos que tratam de uniforme dos Bombeiros e Casa Militar.
Foram entregues ainda uma nova farda para a corporação dos Bombeiros com padronização de outros estados na predominância da cor laranja.
A cerimônia reuniu alguns deputados e secretários.