A campanha de imunização contra o sarampo foi prorrogada para o dia 31 de outubro. A ação iria terminar nesta segunda-feira, 31. Essa não é a primeira vez que a campanha é prorrogada. Na primeira vez, a data limite seria julho, mas foi adiada para agosto.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), desde março, 87.376 pessoas, entre 20 e 49 anos, se vacinaram contra o sarampo no Tocantins.

A campanha visa imunizar a maior quantidade de pessoas que fazem parte do público alvo. Para reforçar o estoque, o estado recebeu do Ministério da Saúde 140 mil doses da vacina, que irão abastecer o estoque dos municípios.

A campanha de vacinação, tendo como público alvo as crianças com mais de seis meses, foi realizada no início do ano.

Sarampo

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar morte. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A doença é tão contagiosa que um paciente pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A Tríplice Viral além de proteger contra o sarampo, também protege contra a rubéola e caxumba.