O prazo de inscrição para o concurso de agente da Polícia Civil do Distrito Federal termina nesta terça-feira (8). Ao todo, são 1,8 mil vagas, sendo 600 para preenchimento imediato e 1,2 mil para cadastro reserva. O salário é de R$ 8.698,78.
Os interessados devem se inscrever pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do certame – até as 18h. As inscrições começaram no dia 18 de agosto. A taxa é de R$ 196.
Requisitos
Segundo o edital, podem se inscrever candidatos com nível superior em qualquer área de formação. Também é preciso preencher os seguintes requisitos:
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior em plena validade;
- Possuir os requisitos psicológicos compatíveis com as atribuições do cargo;
- Ter conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável, as quais serão apuradas por meio de sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção criminal;
- Não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção administrativa ou por improbidade.
Suspensão de prazos
No dia 11 de agosto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de lei que prevê a suspensão dos prazos de concursos públicos do governo local.
A proposta será analisada pelos deputados distritais. Segundo o texto, a suspensão deve ser mantida enquanto durar o estado de calamidade pública decretado na capital devido à pandemia, pelo prazo máximo de quatro anos.
A medida vale apenas para concursos homologados e vigentes em 26 de junho deste ano. Ou seja, aqueles que já haviam publicado no Diário Oficial, até a data, a lista de candidatos aprovados. Por isso, não afeta os que ainda estão na fase de seleção.
Ainda de acordo com o projeto, a contagem do prazo será retomada no dia seguinte ao fim do estado de calamidade e os órgãos públicos ficarão responsáveis por atualizar os editais. O texto foi protocolado pelo líder do governo na CLDF, Cláudio Abrantes (PDT) e pelo, então secretário de Assuntos Parlamentares do GDF, Bispo Renato.
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Fonte: G1 DF