Maju Cotrim

O dia 17 de setembro, um dia após as convenções partidárias, foi agitado em Palmas. A cidade foi dormir mas sem saber quem de fato iria disputar ou não.

O que era para ser apenas um resto de prazo para fechar atas virou na verdade uma prorrogação para as decisões finais.

Foram muitas ligações, conversas, “vai mais não vai” num cenário totalmente atípico. Entes do governo participaram ativamente e ficaram todos na expectativa para ver se os palanques iam se afunilar ou não.

A primeira movimentação do dia ficou por conta do deputado Eli Borges do SD. Do hospital ele estava em canal direto com o Palácio que articulou a indicação de Joseph Madeira como seu vice. O paramentar teve alta no final da tarde.

A surpresa

O empresário e presidente da Acipa, Joseph Madeira ficou surpreso com o convite e consultou empresários antes de aceitar. Ele foi escolhido a dedo.

Joseph Madeira – Divulgação

Damaso 1º do dia a retirar

No final da manhã em entrevista exclusiva á Gazeta, o deputado Osires Damaso anunciou a retirada da candidatura para indicar a vice de Junior Geo do Pros.

PSD de Irajá com PSB

Outra novidade: Não foi anunciado oficialmente mas a Gazeta descobriu que o PSD tinha sim se aliado ao PSB de Tiago Andrino.

Cidadania também

Outra legenda que também não anunciou foi o Cidadania que está no palanque de Andrino também, conforme mostra a ata de convenção.

Vanda firme!

No final da tarde a deputada Vanda Monteiro do PSL manteve a chapa puro sangue com o vereador Gerson Aves como vice. Foram horas de tentativas de apoio.

Ataídes: o vídeo

No meio do clima visivelmente estranho no PP, Ataídes Oliveira gravou um vídeo no qual lamentou a falta de diálogo na oposição e disse que mantinha a candidatura.

PCdoB também retira

Á noite, o PCdoB confirmou á Gazeta que abriu mão da candidatura de Ivory de Lira para apoiar Marcelo Lelis. Isso após forte cooptação para a legenda apoiar Eli, porém o alinhamento nacional também não permitiu.

Gil anuncia vice

O Candidato do Republicanos, Gil Barison, anunciou Tenente Gilberto do PRTB como vice.

Por fim a intervenção

Após às 23 horas, enfim, a Gazeta noticiou a intervenção da senadora Kátia Abreu no PP retirando a candidatura de Ataídes para apoiar Tiago Amastha Andrino.

Repercussão instantânea

A repercussão foi instantânea e o adversário Alan Barbiero comentou em seguida apontando “hipocrisia” no discurso de Andrino e Amastha por se juntarem com Kátia Abreu e Irajá.

Enfim, onze?

Não se sabe se outro candidato vai desistir mas por enquanto são 11 candidaturas. Alguns vices ainda não foram divulgados.

Acompanhe na Gazeta

A Gazeta está trabalhando o tempo todo para manter você bem informado sobre as eleições. Maioria das definições você lê aqui primeiro.

Veja por ordem alfabética quem está no páreo na capital:

Alan Barbiero (Podemos) / Micheline Cavalcante (Podemos);

Cínthia Ribeiro (PSDB) / Lucas Meira (DEM);

Eli Borges (SD) / Joseph Madeira (PTB);

Gil Barison (Republicanos) / Tenente Gilberto (PRTB)

João Aparecido Bazzoli (Psol) / Lucia Viana (PSOL);

João Helder Vilela (PT) / Ainda sem candidato a vice;

Marcelo Lelis (PV) / Milton Neris (PDT);

Max Dornellys (PTC) / Ainda sem candidato a vice;

Professor Júnior Geo (Pros) / Rose Damaso (PSC);

Tiago Amastha Andrino (PSB) / Nilmar Ruiz (PL);

Vanda Monteiro (PSL) / Gerson Alves (PSL)

Joaquim Rocha (PMB)