Foto: Ezequias Araújo/ Governo do Tocantins

O Hospital Geral de Gurupi foi batizado com o nome de Ivo Carlesse, pai do governador Mauro Carlesse (DEM).

O projeto de lei foi aprovado na sessão de terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa.

A PL foi de autoria do deputado Olyntho Neto (PSDB), e foi questionado pelo Sindicato dos Médicos do Tocantins (SIMED) sugeriu três alternativas de homenagem para o nome da unidade hospitalar, e todos as opções foram de médicos pioneiros no Tocantins com histórico de atuação em Gurupi: Colemar Rodrigues  Cerqueira, Gilberto Resende Rocha e João Neves de Paula Teixeira.

Ivo Carlesse era o pai do governador Mauro Carlesse, e exerceu a atividade de agricultor até o seu falecimento em 1974 aos 43 anos.

Ivo Carlesse passou a vida trabalhando no campo, onde teve 7 filhos, sendo 5 mulheres e 2 homens. Faleceu ainda jovem, com apenas 43 anos, em 1974.
Para o deputado Olyntho, a obra é um grande passo para a melhoria da saúde de Gurupi, que já é referência na área para toda região sul e sudeste do Estado.

“O governador Mauro Carlesse estabeleceu um novo paradigma na saúde do Estado. A construção do HGG conta com uma estrutura de alta qualidade para bem atender a região macrosul do Tocantins”, afirmou o deputado no projeto.

A obra é uma das principais do governo de Carlesse e ele a visita quase que mensalmente. A primeira etapa será entregue nos próximos meses.

Veja o placar da votação:

Jr. Geo – contra

A favor
1 -Andrade
2- Olyntho
3-Jair Farias
4- Claudia Lelis
5-Ricardo Aires
6-Ze Roberto
7- Fabion
8- Valderez
9- Léo Barbosa
10- Issam
11- Ivory lira
12 Valdemar jr

Ausentes
Vanda
Luana Ribeiro
Cleiton Cardoso
Amalia Santana
Amélio Caires
Eduardo Dertins
Elenil da Penha
Jorge Frederico