Cerca de 100 alunos dos 320 estudantes matriculados na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, estão envolvidos em atividades musicais. Além da conhecida Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, a unidade escolar está investindo na formação de uma orquestra sinfônica. A escola também conta com uma banda, com fanfarra e na parte de danças, há grupos de balé clássico e de danças urbanas.
A nova orquestra está atraindo a atenção de muitos alunos, que estão aprendendo a tocar novos instrumentos e conhecendo o encantado mundo dos clássicos compositores internacionais.
Ao som da Sintonia de Beethoven, os alunos vão aprimorando a arte do ouvir, compartilhando ritmos e aprendendo os segredos dos instrumentos. “A música representa tudo na minha vida. Quando estou tocando, esqueço a tristeza e os problemas, vou cada vez mais me envolvendo com o som”, contou o estudante Lucas José, 16 anos, do ensino médio.
Lucas José toca acordeom há quatro anos na Orquestra Sanfônica, agora está experimentando os acordes do violino, nas aulas de música da orquestra sinfônica. “São dois ritmos diferentes, o forró e o clássico, o que nos proporciona mais aprendizagens”, disse.
A professora Danila Lima, coordenadora de Cultura da escola Vila União, contou que os professores de música, trabalham com os alunos individualmente, aprimorando suas habilidades, colocando-os em contatos com os diversos instrumentos musicais. “Há estudantes que trazem o seu violão de casa para aprender a tocar, outros estão aprendendo clarinete ou sanfona. Essas atividades transformaram a vida desses alunos. Eles melhoraram no relacionamento interpessoal, na relação com a escola e com os professores”, destacou Danila.
A estudante Emanuele Bianca Rocha, 11 anos, começou na orquestra sinfônica a conhecer os compositores clássicos. Ela está aprendendo a tocar violino e a bailar no ritmo harmônico da orquestra. “Estou gostando muito, estudando sobre a música, os ritmos. É algo que nos deixa alegre”, frisou.
O músico e professor Teógenes Sá esclareceu sobre a influência da música na vida das crianças e jovens. “Cada aluno tem três aulas por semana. Há o ensino individual e os momentos de aprendizagem coletiva. A música melhora a cognição, a concentração, a indisciplina e trabalha a interação entre eles”, ressaltou.
A discussão sobre a música no processo de ensino e aprendizagem vem desde os tempos do filósofo Platão, que dizia: “A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. De acordo com pesquisas realizadas por estudiosos alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não atuam com a música. A pesquisa também comprovou que as pessoas que estudam notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores em determinados conteúdos de Matemática, em relação a colegas que não trabalham com música.
Para a diretora, Cleizenir Divina dos Santos, a música na escola exerce uma influência muito positiva na vida dos alunos. “Esses estudantes que estão nos projetos de música se sentem mais motivados e terminam tendo mais interesse pela escola, porque querem participar das apresentações fora do ambiente escolar. Esses meninos e meninas esquecem suas dificuldades e aproveitam as oportunidades que a música oferece”, comentou.
Para a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, atividades como músicas e danças fazem parte da proposta pedagógica da Seduc e da parte diversificada da Estrutura Curricular, em oferecer ao aluno oportunidades de desenvolver e estimular novas habilidades. “A música e a dança são atividades atrativas ao aluno e devem estar inseridas na Proposta Pedagógica da cada unidade escolar e devem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem aumentando o desempenho dos alunos e sua inserção na cultura regional e local”, explicou.