O candidato a prefeito de Porto Nacional pela coligação O futuro é pra quem sabe fazer, Otoniel Andrade (PTB), garantiu na noite desta segunda-feira, 28, que vai criar e implantar em sua próxima gestão a Secretaria Municipal da Mulher. A proposta foi defendida durante uma reunião, realizada no setor Vila Nova pelo candidato a vereador Gilian Braga (SD), com várias mulheres.

O objetivo da nova pasta, segundo ele, é criar mecanismos de igualdade e superação das mulheres na participação política, econômica, assistência familiar e direitos humanos. “O primeiro ato do nosso governo, com o apoio de vocês, será extinguir o gabinete da primeira-dama e criar a Secretaria da Mulher, com estrutura física e dotação orçamentária, para todas as mulheres do nosso município”, explicou o candidato.

A proposta está no plano de governo de Otoniel. Segundo o documento, entre as ações da Secretaria Municipal da Mulher está a criação de um disque emergência, para oferecer apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.

O novo órgão municipal terá também serviços de atenção à saúde da mulher; ações de autoestima física e psicológica; disponibilização de equipes multiprofissionais para orientação das múltiplas funções femininas; organização e implantação da feira da mulher empreendedora; e realização de oficinas e workshops com as profissionais da beleza.

Juventude

O candidato reuniu-se também com jovens que apoiam sua candidatura e com moradores dos setores Praia Bela e Porto Imperial. Em um rápido encontro com um grupo de acadêmicos, ele lembrou de suas dificuldades para estudar Engenharia Civil em Goiânia (GO), motivo pelo qual, em 2002, implantou o Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional (Iespen), que deu origem à atual Fapac/Itpac na cidade.

Acompanharam o prefeiturável em suas reuniões os candidatos a vereador Tony Andrade (PTB) e Gilian Braga, além de dona Virgínia Andrade, esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antonio Andrade (PTB).

Texto e fotos: Luiz Pires