A Justiça Eleitoral mandou retirar a publicação mentirosa contra a Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e candidata à reeleição. O vídeo sobre a qualidade do asfalto foi publicado no Instagram, nos perfis “amigoquarteirao_oficial” e “palmas_tocantins.online”.

Os perfis publicaram um vídeo onde aparecem dois homens retirando com extrema facilidade a camada de asfalto que cobria uma rua, transmitindo a ideia de que as obras de pavimentação asfáltica realizadas em Palmas fossem obras de baixa qualidade e consequentemente difamando e instigando comentários de desaprovação a imagem da Prefeita.

O vídeo foi gravado no município de Buriticupu, no Maranhão, conforme apontado pelo portal de notícias Timon Agora. Portanto, se trata de uma fake news.

O juiz eleitoral determinou a imediata remoção do vídeo e multa de R$ 2 mil. O valor será aplicado cumulativamente – a cada período – no caso de o administrador publicar novamente o vídeo na íntegra em qualquer rede social. Caso publique novas postagens com teor similar, poderá ser multado em R$ 5 mil.

O juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Lauro Augusto Moreira, Maia notificou o Facebook para que informe quanto tempo a publicação ficou no ar. O direito de resposta será avaliado no mérito da representação.