Lago do Japonês em Pindorama – Foto: Documento de Viagem

Nesta quinta-feira, 08, dois municípios tocantinenses completam 57 anos de criação: Itaporã e Pindorama do Tocantins.

A Gazeta conta um pouco da história dos dois municípios a seguir:

Itaporã

Itaporã – Foto: Prefeitura de Itaporã

Segundo a prefeitura, Itaporã quer dizer pedra (Ita) bonita (Porã) em Tupi-guarani. essa cidade surgiu depois da metade do século passado, com a migração de garimpeiros que vinham principalmente do estado do Maranhão e Piuaí. teve início com a exploração de cristais que se encontrava em abundância na região. Logo a região tornou-se um grande centro da Pecuária da região central do estado, a cidade se destaca por sua organização, desenvolvimento e a hospitalidade da população, sendo berço de nomes importantes da política tocantinense, embora seja um pequeno município de 2.439 habitantes, sendo que apenas 1.562 são habitantes da zona urbana.

A gestão afirma que, o município oocaliza-se a uma latitude 08º34’17” sul e a uma longitude 48º41’21” oeste, estando a uma altitude de 350 metros. possui várias serras e acredita-se que haja abundante minério na região. Sua população estimada em 2010 foi de 2.439 habitantes.

Confira um documentário sobre a história de Itaporã do Tocantins

 

Pindorama

O Município de Pindorama, ao sudeste do Estado, foi fundado em 1945, com a construção de um grupo escolar (com recursos do Instituto Nacional de Ensino Pedagógico – INEP), na localidade denominada “dos Machados”, no município de Natividade. A Criação do estabelecimento escolar provocou a concentração de lavradores nas suas proximidades, dando origem ao povoado de Pindorama, sendo considerados pioneiros Lino Cesário de Souza, Benevides Belém e Benedito de Oliveira Costa.

Por meio da Lei Municipal nº 3, de 3 de abril de 1948, o povoado foi elevado a Distrito e por força da Lei do Estado de Goiás nº 4.651, de 8 de outubro de 1963, o Distrito foi desmembrado de Natividade, recebendo autonomia política. O Município foi povoado quase que exclusivamente por migrantes do Piauí e Bahia. Por força do Decreto Legislativo nº 01, Art. 4º, publicado no D.O./TO. n.º 01, de 01 de janeiro de 1989, o Município passou a denominar-se Pindorama do Tocantins.

Pindorama também é uma cidade turística no Estado, ficando bastante famosa pela Lagoa do Japonês, com suas águas cristalinas e transparentes.

Pindorama do Tocantins – Foto: Divulgação