Candidata ao Senado nos EUA, Paula Jean Swearengin, e candidato a vereador de Palmas, Somera do Baixo Clero – Foto: Divulgação
Recentemente, o candidato a vereador de Palmas, Somera do Baixo Clero conversou pelas redes sociais com uma candidata ao senado americano, Paula Jean Swearengin do estado da Virgínia ocidental.
Paula, é de uma família de mineradores e viu sua região onde mora sendo explorada pelas indústrias de minérios, gerando poucos empregos e altas taxas de poluição no ar e na água. Cresceu vendo a população tendo altos índices de casos de câncer.
Em 2018 foi realizado um movimento chamado “Brand New Congress” (Congresso Novo em Folha), liderado por apoiadores do Progressista e ex-candidato as primárias para Presidência dos Estado Unidos, Bernie Sanders. A intenção deste movimento era realizar fundos e capacitar equipe de cidadãos comuns, para concorrer ao Congresso dos Estados Unidos. Paula entrou nesse movimento e tentou se candidatar em 2018 para as primárias do partido democrata, mas perdeu contra um candidato que estava a reeleição.
Ela virou sucesso após aparecer em um documentário na Netflix que conta a história de candidatos não tradicionais que participaram deste movimento. Em 2018, sua amiga Alexandria Ocássio Cortez (AOC), viu sua rotina de atendente de lanchonete virar de cabeça pra baixo quando entrou no movimento e decidiu disputar para deputada do distrito contra um candidato democrata de Nova York que estava há quase 15 anos no poder. Ganhou a eleição com 78% dos votos nova-iorquinos. É sondada para ser futura candidata a primárias para Presidenta dos EUA, sendo vista como sucessora do Bernie Sanders.
Agora Paula, amiga da Alexandria, ganhou as primárias na Virgína Ocidental e concorre oficialmente como candidata ao Senado contra a Republicana Shelley Capito. Em meio as eleições, Somera conversou com a Paula dizendo “nós temos praticamente a mesma representação política há anos aqui [na Câmara de Palmas]; gostaria de dizer que você e AOC são inspiração para lutar contra esses poderosos” e acrescentou “Obrigado pelo movimento que fizeram, é uma onda que vai passar por todo o planeta e está chegando no Brasil. ”
Paula respondeu dizendo “Estou muito emocionada com sua mensagem! Obrigada por suas amáveis palavras – me inspira muito ouvir o que você está fazendo aí no Brasil. Eu sei que sua nação está passando por um momento difícil agora. Pelo que ouvi, os indígenas estão sofrendo com o COVID a taxas inacreditáveis. ” E acrescenta “Meu coração está com todos vocês. Se você precisar de alguma coisa, entre em contato! ”
Somera disse que ela começou a segui-lo e está acompanho a sua campanha e prometeu “Vamos realizar troca de experiências a níveis internacionais na Câmara de Palmas.”