Itaguatins – Foto: Gazeta do Cerrado
Maju Cotrim
O #gazetanaestrada passou por várias cidades ouvindo a população e mostrando as perspectivas de superação da pandemia. Uma delas vem através da Codevasf, órgão federal que iniciou este ano as atividades com um escritório no Tocantins.
Comandada por um biquense criado e conhecido da região, o ex-prefeito e ex-deputado federal, Homero Barreto no auge dos 68 anos, o órgão tem planos audaciosos para a região.
“As estradas vicinais precisam melhorar, a infraestrutura das cidades e dos povoados porque aí gera oportunidade para o povo da região e qualidade de vida”, analisou ele á Gazeta sobre as necessidades da região.
Ele citou a questão da renda da população baseada nos governos municipais e pecuária. Banhado por dois rios, no Bico o turismo também é uma fonte de renda na região que precisa ser melhor trabalhado.
A Codevasf atua na área de pavimentação das cidades, na aquisição de máquinas e equipamentos além de pontes e outros projetos.
Todos os 25 municípios da região vão receber tratores assim como os demais do Estado. Numa região onde a produção é a alternativa de vários moradores que vendem seus produtos na beira das estradas e feiras.
A retomada do Bico passa pela Codevasf.
Técnicos do órgão estiveram na região esta semana já vendo os locais para a pavimentação de bloquete, que vai revolucionar muitas cidades.
Já está previsto cerca de R$ 30 milhões para o Bico capitaneados pelo senador Eduardo Gomes, os deputados federais Carlos Gaguim, Vicentinho Junior e demais da bancada. É um esforço conjunto da bancada federal para atender a região.
As máquinas conseguidas pela atuação do Tocantins em Brasília já estão estacionadas na Praça dos Girassóis.
A retomada terá esse braço de ajuda do órgão Federal que vai pavimentar, doar máquinas e até construir pontes na região.
Mais detalhes sobre a pavimentação
Os investimentos deverão beneficiar cerca de 30 mil pessoas em quatro municípios. No total, serão pavimentados 20 Km de vias. Os recursos são provenientes de Termo de Execução Descentralizada (TED), celebrado entre a Codevasf e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério da Cidadania.
Os municípios atendidos serão Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo e Piraquê. As vias receberão pavimentação em bloco intertravado de concreto (bloquete). O prazo previsto para execução dos serviços será de 12 meses.
Codevasf no Tocantins
A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Na sua área de atuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação de projetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outras atividades.
Veja as reportagens especiais da passagem da Gazeta pelo Bico do Papagaio
BICO: Os jovens guardiões indígenas que protegem a aldeia e conseguiram impedir a entrada da Covid