Estilo Industrial é urbano e atual,  a opção perfeita para quem gosta de personalidade e simplicidade quando o assunto é decoração.  

Madeira de demolição, paredes sem acabamento, pisos de cimento, referências ao passado e apetrechos feitos em casa são alguns dos elementos que caracterizam o estilo industrial, e que o tornou uma tendência. 

Essa pegada mais “bruta”, inspirada no design industrial, em contraste com uma decoração sofisticada dá um charme especial aos ambientes, além de deixá-los práticos e com um aspecto bastante moderno. 

Desde 2013, o estilo industrial vem tomando cada vez mais espaço e se estabeleceu como uma das preferências na hora de decorar a casa, o apartamento e até ambientes comerciais. E não mostra indícios de sair de moda por um longo tempo. 

Origem do Estilo Industrial 

Origem do Estilo Industrial 

Criado entre as décadas de 1950 e 1970, na cidade de Nova Iorque (EUA), o Estilo Industrial se tornou popular quando antigos galpões e prédios comerciais passaram a servir como moradias, os conhecidos lofts residenciais, já que eram baratos e acomodavam uma grande quantidade de pessoas.  

Atualmente, a aparência “crua” e a sobriedade do industrial também podem acompanhar e combinar perfeitamente com os estilos vintage e o rústico. Combinação que varia conforme o gosto pessoal do morador.  

O estilo vintage, com elementos coloridos (tons pastel) e móveis em madeira natural, aquece os ambientes. Já o rústico tem como finalidade reforçar mais o estilo, logo, procure colocar mobiliários antigos e desgastados, e dê preferência aos tons metálicos.  

Características do Estilo Industrial 

lém das características citadas acima, também podemos identificar uma decoração no estilo industrial ao notar os seguintes elementos:  

– Ambientes integrados e amplos; 

– Janelas amplas; 

– Superfícies sem acabamento; 

Móveis metálicos e/ou de madeira de demolição; 

– Fios expostos, tubulações a mostra e vigas aparentes; 

– Tons terrosos e cores neutras; 

– Móveis antigos reformados; 

– Arte urbana (grafite). 

10 Passos para uma Decoração no Estilo Industrial 

Agora que você já conhece um pouco sobre a história do Estilo Industrial e as suas principais características, confira 10 passos para aplicar nos ambientes da sua casa / seu apartamento esse tipo de decoração: 

1 – Concreto e Tijolo

Estilo Industrial baseia-se muito nos aspectos primários das construções, como paredes que ficam expostas sem acabamento e pisos de tijolos e cimento.

 2 – Espaços amplos 

Espaços amplos

Os ambientes dos lofts, que possuem a estrutura semelhante aos galpões industriais, são projetados para integrar os espaços de convivência, tornando-os amplos e funcionais. Além de possuir muito charme

3 – Encanamentos e vigas aparentes

Outros elementos que compõem a aparência “crua” do Estilo Industrial são os encanamentos e vigas aparentes, principalmente se forem metalizados. 

Quando colocados em evidência, dão automaticamente uma atmosfera urbana e moderna a decoração.  

4 – Portas e janelas largas 

As portas rústicas e as janelas largas de vidro e ferro são detalhes que fazem parte das estruturas industriais.

 5 – ‘Dois em um’ 

‘Dois em um’

Otimização de espaço é algo que aparece muito nas decorações do estilo industrial. Os ambientes, além de se fundirem, também acumulam funções.  

Se você quer incorporar o industrial na sua casa, mas não está disposto a alterar a estrutura, a alternativa é fazer incluir acessórios decorativos.

6 – Móveis reciclados

estilo industrial dá a liberdade de reciclar e reutilizar objetos e móveis na decoração. Portanto, ponha a criatividade para funcionar.  

Abuse de móveis antigos, faça bancadas de blocos de concreto, portas que viram mesas, etc. 

Fonte/Fotos: Essência  Blog do Design – reprodução