Jovem campeã destaca apoio dos professores e equipe escolar para o sucesso no esporte
Giovanna Lacerda, matriculada na terceira série do Centro de Ensino Médio Tiradentes, da rede estadual de ensino, é uma estudante que apresenta alto rendimento nos estudos e no esporte. Aos 18 anos já acumula vários títulos internacionais: foi três vezes campeã brasileira, campeã Sulamericana de Thiathlon, na categoria júnior, e primeira colocada no Mundial Escolar, edição de 2017. Triathlon é uma combinação de três esportes: natação, ciclismo e corrida. Ela integra a equipe da Seleção Brasileira de Triathlon.
“Estou no CEM Tiradentes desde o primeiro ano do ensino médio, e todos os professores, a coordenação e a direção sempre me incentivaram e deram apoio, acreditando no meu sonho. Em virtude dos campeonatos, tenho várias viagens, mas sempre com a possibilidade de reposição de conteúdo, realizações de atividades e provas. Tudo é documentado à escola pela CBTri [Confederação Brasileira de Triathlon], inclusive informando os resultados. Sou muito grata aos professores e à escola por essa ajuda“, ressaltou a jovem, que cumpre uma média anual de treinos de 12 mil quilômetros de natação, 12 mil km de bike e mais de 1400 km de corrida.
Giovanna entrou para a Seleção Brasileira de Triathlon, categoria youth, aos 15 anos, e tem uma rotina puxada de treinos e provas nacionais e internacionais. Em cada competição, tem a oportunidade de vivenciar na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. “Minha mãe sempre me ensinou a valorizar a escola e o aprendizado em sala de aula, vou levar isso pela vida inteira. Tem coisas que aprendo na escola, em aulas de geografia e história, por exemplo, que vivencio na prática durante as viagens, num determinado lugar, num ponto turístico. Eu tento assimilar ao máximo o conteúdo repassado porque sei que tenho a possibilidade de vivenciá-los”, informou.
Homenagem aos professores
A diretora Lucilene assegurou que Giovanna é exemplo enquanto atleta e estudante. “Giovanna é uma jovem promissora, que serve de inspiração, que corre atrás dos seus objetivos. Apesar de ser atleta, nunca deixou de mão o lado estudantil, busca em tempo hábil cumprir as atividades. Uma aluna exemplar, muito estudiosa, serve de motivação para os alunos e para nós educadores, que temos jovens promissores, e a escola precisa desenvolver seu papel para que eles alcancem seus ideais”, completou.
Fonte/Foto: Comunicação Seduc