Candidatos a prefeito de Palmas – Foto: Montagem Gazeta do Cerrado
Equipe Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado começa nesta segunda-feira, 26, uma série de matérias comparando os planos de governo dos candidatos a Prefeitura de Palmas. A campanha dos candidatos a prefeito de Palmas está a todo vapor confira as propostas de cada postulante a para a Capital. Ao todo, são 12 candidatos disputam o Paço.
Nosso primeiro assunto é a Educação. Veja e compare as propostas de cada um:
Alan Barbiero (PODE)
Alan promete inovar implantando a primeira escola bilíngue em Libras do Tocantins. E diz que Palmas precisa ser exemplo para o Brasil e para o mundo no cuidado com as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Aplica-se também para a terceira idade. El também quer universalizar a pré-escola, ampliando os CEMEI´s, disponibilizando vagas para todas os filhos de mães trabalhadoras.
Confira o plano aqui.
Barison (Republicanos)
Barison promete ações como universalização do atendimento em creches, ampliação do número de vagas em educação integral e educação infantil e climatização de todos os ambientes escolares. O candidato propôs ainda estimular a prática de esportes e promover um programa de formação cívica.
O candidato também quer ampliar a segurança nas escolas e adjacências com a Patrulha Escolar e reduzir a evasão no Ensino Médio e assegurar que todos os alunos atinjam as competências mínimas.
Cinthia Ribeiro (PSDB)
A candidata a reeleição Cinthia Ribeiro garantiu a construção de quatro escolas de tempo integral (ETIs), sendo uma delas agroecológica e também de cinco centros de educação infantil (CMEIs), sendo dois de educação inclusiva. Está ainda proposta a realização do Salão do Livro de Palmas e a realização de um concurso para profissionais da educação. Também está prevista a criação de uma biblioteca municipal digital.
Ribeiro quer ainda informatizar as unidades educacionais com salas multimídias, lousas digitais, play table e kit robótico.
Confira o plano completo aqui.
DR. Joaquim Rocha (PMB)
Joaquim Rocha traz implantação de um processo avaliativo nas escolas para mensurar o aprendizado dos estudantes e investir na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com oferta de vagas em todas as escolas municipais no período noturno. Também foi proposta a criação da Escola Municipal de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo e o fortalecimento do home school como reforço escolar.
O candidato quer ainda inserir na grade curricular pedagógica disciplina que ensine e incentive as crianças a utilização de alimentos naturais ao invés de industrializados e criar um Conservatório Municipal de Música.
Confira o plano de governo aqui.
Eli Borges (Solidariedade)
Eli destaca que irá revisar o plano de carreira dos professores, implantar um curso preparatório para o Enem e melhorar a nota das escolas municipais no Ideb. O candidato também quer realizar testes de orientação vocacional no ensino público e firmar convênios com instituições filantrópicas e religiosas para o Programa Reforço Escolar.
O candidado promete ainda inserir na rotina das escolas o sentimento de patriotismo nacional e implementar um programa de climatização nas unidades que ainda não dispõem do benefício.
Veja o plano de Eli na íntegra aqui.
Marcelo Lelis (PV)
Marcelo Lélis garante o oferecimento de atividades de contra turno escolar e a instalação de telecentros a custos reduzidos. O candidato quer ainda ampliar o atendimento das creches e berçários. Também foi proposta a implantação de laboratórios de informática e a capacitação continuada dos professores.
O candidato propôs ainda realizar gerenciamento dos conteúdos exibido e fomentar a produção local de conteúdo multimídia pelos alunos. Também foi proposta a aquisição e disponibilização de equipamentos adequados para os estudos remotos na educação.
Confira o plano de governo de Lélis aqui.
Max Dornellys (PTC)
Dornellys promete a criação de novas creches e escolas. Também foi proposto o programa ‘Aluno Digital’, onde os estudantes terão acesso a tablets e notebook para sua formação pedagógica. Na lista também está prevista a revisão do plano de salários e carreira dos professores. e apoio psicológico nas escolas.
O candidato quer ainda revisar os horário de funcionamento das creches e garantir aos alunos do ensino especial o transporte adequado.
Veja aqui seu plano de governo.
Professor Bazzoli (PSOL)
Bazzoli promete em seu plano de governo uma educação inclusiva e libertadora e praticar o pluralismo de ideias. Diz ainda que pretende implementar o Plano Municipal de Educação nos prazos estabelecidos e erradicar a evasão escolar.O plano de governo prevê também Criar Núcleos de estudos e atividades de altas habilidades e super dotação.
O documento promete ainda ferramentas para maior transparência na gestão dos recursos públicos e ampliar e qualificar o atendimento nas áreas rurais.
Confira aqui na íntegra.
Professor Júnior Geo (Pros)
Para Junior Geo, a educação de base, sendo ela a creche, pré-escola e ensino fundamental, permite aos pais a liberdade para trabalhar e garantir o sustento dos seus.
Confira aqui na íntegra.
Tiago Amastha Andrino (PSB)
Em seu plano, Andrino promete construir quatro novas ETIs e seis novos CMEIs. Ele também promete implantar o Centro Integrado de Educação e Cultura (Ágora) e alcançar 80% das matrículas no ensino fundamental em ETIs. O candidato quer ainda fornecer apoio psicológico e fonoaudiólogo a professores e outros profissionais.
O pnao prevê ainda criar um Festival Gastronômico Escolar para melhorar a qualidade da alimentação dos alunos e criar uma rede tecnológica que abranja as escolas da zona rural.
Confira o plano completo aqui.
Vanda Monteiro (PSL)
Vanda diz que irádisponibilizar disciplinas de inglês, espanhol e libras nas unidades de ensino da capital. O plano de governo prevê ainda a implantação de um programa de valorização do servidor e a realização de um concurso público. Também existe a promessa de aquisição de notebooks para professores e tablets para os alunos.
A candidata quer ainda implantar um programa de combate ao bullying e ao racismo e ampliar a quantidade de vagas disponíveis nos CMEIs.
Confira seu plano aqui.
Vilela do PT (PT)
Vilela promete construir novas unidades educativas no eixo estrutural de transporte coletivo e ampliar as vagas nos CMEIs. Ele propõe ainda garantir a formação do professor para abordagens de temas relacionados as discussões de gênero, educação sexual e raça/etnia. Ele quer ainda realizar eleições diretas para diretores de unidades escolares.
Também aparece no plano de governo do candidato a proposta de ampliar os recursos da educação infantil e revisar a garantir em todas as escolas estruturas adequadas para o atendimento de estudantes com necessidades especiais.
Confira o plano de Vilela aqui.
.