Os moradores de Palmas começaram a semana surpresos com o forte calor e o tempo seco em plano período de chuvas no Tocantins. Após um mês registrando temperaturas amenas, os termômetros na capital chegaram a 37,1ºC nesta segunda-feira (9) e podem subir ainda mais até o próximo fim de semana.
A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a falta de chuvas é causada por um sistema de alta pressão atmosférica que está sobre a região sudeste do Brasil. O sistema acabou empurrando as nuvens de chuva que estavam sobre o Tocantins para o centro-oeste, principalmente na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.
“Este período da primavera tem essa característica de ter temperaturas elevadas. O sistema de alta de pressão sobre o sudeste, que também está pegando partes da Bahia e Minas, está empurrando a nebulosidade para o centro-oeste. A La Niña também está influenciando o sistema”, explicou.
Ainda de acordo com a meteorologista, a umidade relativa do ar deve ter grande variação nos próximos dias, chegando a 80% no começo da manhã, mas caindo para entre 25% e 30% na parte da tarde. Os moradores devem tomar bastante água e evitar exercícios e caminhadas nas partes mais quentes do dia.