Acidente foi registrado durante a madrugada – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
Moradores de quase 10 quadras de Palmas ficaram sem energia após um carro derrubar um poste durante um acidente na madrugada desta sexta-feira, 13.
Segundo as informações da Energisa Tocantins, as quadras atingidas foram:  403, 309, 307, 305, 303, 203, 205, 207 e 209 Sul. Ao todo, 4.200 clientes ficaram sem o fornecimento de eletricidade.
O acidente foi registrado por volta das 3h23 e as equipe de manutenção já substituíram o poste. Até o momento 74 clientes continuam sem energia.

Postes derrubados

Divulgação

Segundo os dados da concessionaria, acidentes derrubaram 226 postes apenas no primeiro semestre, ou seja, aumento de 14,5%,  em relação a  2019 no mesmo período quando esse número foi 200.
Guilherme Diamiance, gerente de Operações da Energisa disse que além da falta de energia, esses acidentes trazem outros problemas.
“Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado. Conseguimos manobrar a carga, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia. A implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação”, afirma.
Em casos de colisão com postes, o essencial é não se desesperar, alertou o coordenador de Saúde e Segurança da concessionar, Leomar da Rocha Assis.
“Caso o acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se o poste estiver sobre carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro sem tocar nas partes metálicas e aguardar a chegada de uma equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, explicou.

Quem paga o prejuízo?

A concessionária explicou ainda que nesses casos, quem deve arcar com as despesas da troca e o próprio condutor.

O custo médio da substituição do poste é de até R4 3 mil e caso tenha um transformador o valor que deverá ser pago pelo motorista pode ultrapassar os R$ 20 mil.

Serviço

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa: o número é (63) 9 9222-6664.