O prefeito Carlos Amastha entregou à comunidade, na manhã desta quinta-feira, 22, 19 novos ônibus equipados com ar condicionado e elevador para cadeirantes e um novo ponto de ônibus com estrutura metálica autossustentável, no Jardim Taquari. O abrigo, primeiro dos 30 que serão instalados em várias regiões da Capital até o final do ano, possui, entre outras novidades, lâmpadas de LED e painel eletrônico com entradas USB, alimentados por energia solar.
Amastha frisou que o abrigo traz inovação ao sistema de transporte público urbano ao ter sido instalado junto com melhorias que complementam o conforto do usuário, como a conexão de internet WI-FIi gratuita, calçada nivelada com rampa para cadeirantes e iluminação de LED na faixa de pedestre, que garante melhor visibilidade da travessia por condutores a 800 metros de distância. Além disso, o novo ponto abriga uma câmera de monitoramento interligada a uma central de monitoramento 24 horas por dia.
Faixa iluminada
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Taquari, Gutemberg Vieira da Silva, frisou que a faixa iluminada é uma novidade. “O Taquari não tinha um ponto de ônibus adequado e agora temos um e uma faixa de pedestre iluminada com sensor. Isso é coisa de outro mundo. A gente fica muito grato porque estão acontecendo coisas aqui que só tem em grandes centros. A prefeitura está de parabéns”, ressaltou.
A auxiliar de serviços gerais Mariluce Sales da Paixão aprovou a nova estrutura do ponto de ônibus para onde ela se dirige todos os dias às 5h50. “É bom demais. Com certeza vai ajudar na segurança, e com o ar condicionado ajudou mais ainda. Antes era só aquele calor.”
Novos pontos
Palmas terá até o final do ano 30 abrigos deste modelo instalados nas regiões Norte, Central e Sul, sendo que outras 200 unidades ainda serão licitadas. “Vamos instalar onde tem grande fluxo de pessoas e perto de equipamentos públicos, como escolas de tempo integral, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Resolve Palmas, pelo Centro e outras áreas. Estamos priorizando também a perfeita pavimentação de vias que são itinerário de linha para garantir que todas as rotas sejam contempladas com ônibus com ar condicionado”, anunciou o prefeito.
Com 24 metros quadrados e ampla cobertura, o abrigo possui cobertura com isolamento térmico. “O importante é o conforto para o cidadão, que passa pela cobertura para se proteger e que oferece sombreamento que muda conforme a posição do sol até as placas de energia solar para ter energia para carregar o celular, o monitoramento 24 horas – que é um cuidado especial – e o painel com informações das linhas e da cidade”, afirmou Amastha.