No último domingo, 15, aconteceram as eleições para prefeitos e vereadores nos Estados e municípios brasileiros. Em Palmas, 455 candidatos concorreram pelas 19 vagas na Câmara nesta eleição.

Nesta segunda-feira, 16, houve uma manifestação por parte de alguns candidatos a vereador em frente ao prédio do Cartório Eleitoral no centro da capital que teve como objetivo reivindicar o resultado da apuração dos votos. Os candidatos em questão querem que o Cartório Eleitoral apure novamente os votos de cada urna utilizada. Eles pretendem ir à Polícia Federal garantir que essa recontagem.

Em um vídeo que já circula nos grupos de WhatApp, o candidato Cirley Gonçalves do partido Democracia Cristã, demonstrou indignação com a contagem de votos, argumentando que o resultado não condiz com a apuração. ”Alguma coisa estranha tem aí, pessoal! Nossos candidatos do nosso partido vinham fazendo um excelente trabalho com famílias e vinham se destacando nas pesquisas” – declarou no vídeo

Além de Cirley, a candidata Lili Bezerra também usou suas redes sociais para pedir que seus apoiadores comparecessem na manifestação. “Levem Cartazes, vistam-se de preto. Queremos saber pra onde foram nossos votos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reforçou nesta segunda-feira a integridade (16/11) do primeiro turno das eleições municipais. Segundo ele, os ataques tentando derrubar o sistema da Justiça Eleitoral foram neutralizados e a demora na contabilização dos votos, causada por uma lentidão no supercomputador que processa esses dados, não interferiram nos resultados do pleito.

O ministro lembrou que, ao término da votação, é impresso um boletim de cada urna com os votos obtidos pelos candidatos, o que permite depois a conferência da contabilização eletrônica feita pela Justiça Eleitoral.