Na manhã de 23 de novembro a comunidade de peixe juntamente com os familiares dos reeducandos da cadeia pública de Peixe-TO, fizeram uma manifestação pacífica em frente à cadeia, pedido a permanência da unidade no município e além disso fizeram uma abaixo assinado que será enviado ao Governo do Estado.

A cadeia pública de Peixe-TO, atende os municípios de jaú do Tocantins e São valério, suas instalações foram recentemente reformadas com a ajuda da comunidade e se encontra em boas condições.

Segundo informações dos funcionários da delegacia a decisão de fechamento foi da secretaria de cidadania e justiça conforme informações extra oficiais o processo administrativo para o fechamento da unidade prisional que inclusive já foi encerrado. Em nota a Seciju disse que a situação ainda está sendo analisada e que a unidade segue rotina normal.

De acordo com os familiares e funcionários o impacto será gigantesco, pois, além do município de peixe ser afetado com essa decisão as cidades de jau do Tocantins e São valério também serão afetadas. Principalmente no tocante não apenas as transferências dos internos durante essa pandemia. Mas, também a segurança pública, já que a polícia civil e militar não dispõe de pessoal e viaturas para realizar o deslocamento de presos para outras localidades. Outra questão essencial do impacto está voltado para às condições econômicas desfavoráveis dos familiares que não poderão visitar regularmente seus familiares;

O que diz a secretaria?

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou por meio de nota informou que a situação está sendo analisada e alinhada diretamente com a administração da Cadeia Pública de Peixe. Disse ainda que a unidade prisional segue a rotina dentro da normalidade.

Veja íntegra da nota:

NOTA AO GAZETA DO CERRADO
DATA: 23.11.2020
ASSUNTO: Unidade Penal de Peixe
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que a situação está sendo analisada e alinhada diretamente com a administração da Cadeia Pública de Peixe e frisa que a unidade prisional segue a rotina dentro da normalidade.