Com o objetivo de levar mais segurança e cidadania para a população, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) inaugurou nesta quarta-feira, 25, em Formoso do Araguaia, a 325 km de Palmas, um núcleo de atendimento do Instituto de identificação da Superintendência da Polícia Científica. A entrega do núcleo tornou-se possível após a SSP-TO celebrar um Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara Municipal de Formoso do Araguaia.
Com a implantação do Núcleo de Identificação, vinculado à 7ª Regional da Diretoria de Papiloscopia da Superintendência da Polícia Científica, a população de Formoso do Araguaia, que é porta de entrada para o Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal, não mais precisará se deslocar para fazer o documento de identidade. O documento poderá ser feito no município, facilitando não só o acesso ao serviço, como também eventuais despesas com deslocamentos. O Núcleo funciona na mesma área em que está localizada a sede da 84ª Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Formoso do Araguaia.
Estiveram presentes na solenidade o secretário executivo da SSP-TO, Servilho Silva de Paiva; a diretora da Papiloscopia, Naídes César Silva; o delegado-chefe da 7ª Regional da Polícia Civil de Gurupi, a qual a 84ª DPC de Formoso do Araguaia está vinculada, Alicindo Augusto Celestino de Souza; a delegada-chefe da 84ª DPC, Áurea Batista Ferreira; o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza e representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura de Formoso do Araguaia.
Outros Núcleos
A descentralização dos atendimentos da Polícia Civil do Tocantins e do Instituto de Identificação é uma marca registrada da atual gestão e uma determinação do governador Mauro Carlesse para que a população seja melhor atendida em suas demandas. Assim, desde o ano passado, a SSP-TO vem entregando diversos núcleos, a exemplo dos núcleos em Palmas, Taquaruçu, Distrito de Luzimangues, Araguaína, Santa Rosa do Tocantins e Caseara. Um outro acordo recentemente assinado favorecerá também a instalação de um núcleo em Tabocão.
Fonte: SSP