Para 2020, as pesquisas de intenção de consumo na Black Friday apontavam um prejuízo para o comércio de Palmas. Confirmando as expectativas do comércio, o número de vendas caiu. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a queda nas vendas foi de 15,1%, conforme aponta a base de dados do SPC Brasil operada pela CDL Palmas na Capital.
Apesar de negativo, ainda há o que se comemorar. As pesquisas apontavam um decréscimo de 30%, mas a campanha de incentivo às compras no comércio local surtiu efeito. Com o aumento das vendas online, o comércio esperava perder R$2,7 milhões em vendas, como efeito do incentivo feito pelas entidades de classe, o prejuízo se manteve em R$1,2 milhões, tendo em vista que o valor médio do presente foi de R$918.
Leia também – FGTS: valores não movimentados voltam para contas vinculadas dos trabalhadores hoje, 30
“Nós já esperávamos uma retração nas vendas, infelizmente. Nosso trabalho foi para minimizar o prejuízo para o comércio local e incentivar o palmense a comprar aqui. As vendas online cresceram muito em 2020, a pandemia foi fator determinante para isso e o comércio de Palmas ainda não consegue competir de forma justa com grandes centros comerciais e industriais. Apesar de não crescer, conseguimos diminuir o prejuízo. Por isso, comemoramos”, explica Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.
Silvan ressalta ainda que agora é hora do comerciante se preparar ainda mais para o Natal, assim como as entidades de classe devem se unir para incentivar o comércio local e fazer com que as vendas de fim de ano sejam boas para o lojista palmense.
Fonte: Ascom CDL