Gráfico2

Desde abril, o índice que mede a expectativa de compras em Palmas tem apresentado quedas. Em junho, a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revelou um recuo de 1,7% na comparação mensal, ficando em 88,2 pontos. Os dados foram apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

 

Já na comparação anual, o número ainda é satisfatório, e apresentou um aumento de 6%. De acordo com a pesquisa, 65,9% das famílias consideram-se mais seguras em relação ao emprego atual e 46,9% acreditam que a renda está melhor em relação a 2016.

 

Porém, 43,6% não tem perspectiva de melhorias no âmbito profissional nos próximos seis meses, 77,6% dos entrevistados afirmaram que este mês está mais difícil conseguir comprar a prazo do que no mesmo período do ano passado, 66,7% disseram que devem comprar menos nos próximos meses e 52,4% consideram este um mau momento para adquirir bens duráveis.

 

A pesquisa completa está disponível no endereço: http://institutofecomercioto.com.br/pesquisas

 

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)