Nesta segunda-feira,14,  Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, comemora 28 anos de fundação. Corporação comemora conquistas, crescimento e projeta avanços. Conforme Corporação, também já se encontra em processo avançado os trâmites legais para atender a determinação feita pelo Governador Mauro Carlesse de realizar o concurso público do Corpo de Bombeiros.

 

Nascimento do CBMTO

O nascimento do CBMTO se deu por meio de decreto, em dezembro de 1992, como Companhia Independente de Bombeiros vinculada à Polícia Militar. A atuação inicial voltava-se apenas ao combate a incêndios urbanos e salvamento e hoje atende a todas as naturezas de ocorrências no Tocantins. As importantes conquistas da instituição chegaram a Araguaína, com o 2º Batalhão, e a Gurupi, com o 3º Batalhão. Além de Cidades como Araguatins, Colinas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis e no distrito Palmense de Taquaralto, consolidando assim, Comandos Regionais estrategicamente distribuídos no Estado.

Pandemia

 

Diante de um cenário atípico em que o mundo atravessa, impostas pela pandemia, a instituição não parou e continua firme atendendo a população, sem perder a segurança e garantindo assim o suporte básico da vida a todos que recorrem ao CBMTO pedindo socorro.

O Corpo de Bombeiros Militar tem muitos motivos para celebrar a data. “Desde o início da pandemia, procuramos trazer maior segurança possível para nossos militares. Apesar de todas as dificuldades, tivemos um crescimento institucional considerável neste ano e estamos projetando para 2021, um crescimento ainda maior em estrutura, mais equipamentos e viaturas”, destacou o comandante.

Entre as conquistas alcançadas este ano, está a chegada de novas viaturas de resgate e de combate a incêndios, equipamentos para salvamento e resgate, o início da construção da nova sede do Quartel do Comando Geral, a sede própria da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), entre outros.

Concurso

“Conseguimos praticamente renovar toda a frota de ambulância no Estado e estamos aguardando a chegada de mais unidades. Estamos também na busca de aumentar nosso efetivo. O processo está bem avançado na parte burocrática e hoje recebemos do governo do Estado o sinal verde para que seja realizado o empenho e logo em seguida a contratação da empresa que irá  lançar o edital do nosso concurso público”, pontuou comandante geral do CBMTO e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Ainda segundo assessoria da Corporação, ao todo o certame terá 110 vagas para oficiais e praças bombeiros militares. Com esse novo passo dado pelo executivo estadual, um grande avanço se consolida junto à corporação.

Crédito fotos: Divulgação/CBMTO