Violência psicológica – Foto – Divulgação

Lucas Eurilio

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em 5º lugar numa lista de 84 países que mais mataram mulheres, dentro do contexto da violência doméstica.

Em 2018, o Fórum Brasileiro de Segurança Púbica apresentou dados onde revelaram que 1.206 mulheres foram mortas no país, deste total, 9 em cada 10 assassinada pelo marido ou pelo ex.

Os tipos de violência sofrida pela mulheres são –  doméstica, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral – todas elas encabeçadas pelo machismo, misoginia e racismo.

A violência psicológica ainda ‘pouco conhecida’ é caracterizada por toda e qualquer ação ou conduta que afete e cause danos emocionais, diminuição da autoestima, ameaças, entre outras.

Prisão de idoso na TO-050

Após praticar violência psicológica contra a mulher, em Campos Belos, norte de Goiás, um idoso de 77 anos foi preso em Arraias, sudeste do Tocantins.

Segundo as informações da Polícia Militar (PM), militares de Goiás entraram em contato com a equipe em Arraias informando que depois de cometer o crime, ele fugiu sentindo ao Tocantins.

O idoso foi localizado na TO-050 e durante a abordagem policial, ele desceu do carro e jogou uma arma tipo garrucha no mato.

A PM conseguiu localizar a garrucha, 30 munições embrulhados em uma lona. Depois dos procedimentos, o homem foi levado para uma Central de Flagrantes.

A prisão foi feita na segunda-feira, 21.

Divulgação