Orla da Graciosa em 31/12/2020 – Foto – TV Anhanguera
Apesar do decreto municipal proibindo aglomerações em espaços públicos durante o réveillon, muitas pessoas foram para orla de Palmas na noite desta quinta-feira (31), mesmo sem nenhuma programação pública ou queima de fogos. Os flutuantes, também proibidos pela prefeitura, circularam livremente pelo lago na hora da virada.
A maioria das pessoas estava sem máscaras e em pequenos grupos. Toda essa aglomeração foi flagrada pela reportagem da TV Anhanguera e aconteceu mesmo diante de agentes de trânsito e da guarda metropolitana, que estavam na Praia da Graciosa.
A Prefeitura de Palmas informou que os trabalhos de fiscalização foram intensificados na noite do dia 31 de dezembro para coibir possíveis aglomerações. Dois estabelecimentos comerciais foram autuados por descumprirem a legislação municipal que proibia aglomeração a fim de conter a disseminação do coronavírus.
Os estabelecimentos foram autuados devido à falta de licença prévia para realização dos eventos e por ocuparem passeios com mesas e cadeiras.
O município afirmou que a operação fez parte do esforço concentrado da Comissão de Monitoramento à Covid-19 para fiscalizar o cumprimento do Decreto nº 1.978, de 29 de dezembro de 2020, que vedava aglomerações para comemorar a passagem de ano em espaços públicos e privados de uso coletivo.
Conforme o próprio município, a vedação também incluía píeres e praias em espaços públicos permitidos ou concedidos ao uso de particulares.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Prefeitura de Palmas e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Fonte – TV Anhanguera via G1 TO