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Equipe Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado apurou o ranking com as dez empresas que mais apresentaram reclamações de clientes em 2020 no Tocantins.
Ao todo, foram mais de 28,8 mil reclamações em todo o Estado.
A campeã da lista foi a Brasil Telecom Celular com 2.083 reclamações por parte de seus clientes. Em seguida, vem a BRK Ambiental com 1.638 atendimentos sobre reclamações. Na terceira posição vem a Claro com 1.370.
A lista ainda conta com empresas como Energisa Tocantins, Caixa Econômica Federal, Tim Celular e o Banco Bradesco.
Veja o ranking completo:
BRASIL TELECOM CELULAR S/A – 2083
BRK Ambiental – 1638
CLARO S/A – 1370
ENERGISA TOCANTINS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S/A – 1342
BRASIL TELECOM S/A – 878
TELEFÔNICA BRASIL S.A. (MATRIZ) – 650
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 557
BANCO BRADESCO S/A – 532
CIASPREV – CENTRO DE INTEGRACAO E ASSISTENCIA AOS SERVIDORES PUBLICOS PREVIDENCIA PRIVADA – 447
TIM CELULAR S.A. – 364
Serviço:
As denúncias podem ser feitas a qualquer momento. O consumidor deve fazer contato com o Procon por meio do Disque Denúncias 151, ou por meio do WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.
Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.procon.to.gov.br e clicar no banner “Faça sua Reclamação aqui”, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.
Para atendimento presencial é necessário fazer o agendamento, também pelo site do Procon.
Veja o que dizem as empresas:
BRK
“A BRK Ambiental esclarece que, em 2020, manteve um índice de 95% de resolutividade nos atendimentos recebidos através do Procon, considerando os casos atendidos pelo órgão.
O número total de reclamações ao órgão apresentou uma redução entre os anos de 2019 e 2020. Em 2019, de janeiro a dezembro, foram 2.430 atendimentos feitos pelo Procon contra 1.638 atendimentos em 2020, uma redução de 33%. Estes números consideram qualquer atendimento feito pelo órgão.
Já em processos abertos pelo órgão, a redução foi de 62% saindo de 227 processos em 2019 para 86 processos em 2020.
No ano passado, em razão da situação atípica iniciada com a pandemia, a concessionária implantou novos canais de atendimento digital e realizou feirões de negociação, com condições de descontos e parcelamentos, trabalhando para promover a melhor experiência no relacionamento com seus clientes”.
Energisa
*Nota*
A Energisa destaca a constante evolução dos serviços prestados à população tocantinense nos últimos anos, tanto que em 2020 o número de atendimentos registrados no Procon diminui em mais de 54%, se comparado a 2017 (2.950 – 1.342).
A empresa também reforça o esforço de suas equipes para melhorar ainda mais este desempenho, ampliando a satisfação dos clientes e fornecendo energia com qualidade e segurança, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que ainda obrigou o fechamento das agências de atendimento presenciais por cerca de cinco meses, seguindo as normas das autoridades de saúde.
Por fim, a Energisa explica que está presente nos 139 municípios do Tocantins, possuindo mais de 600 mil clientes, e, mesmo assim, apenas 4,66% dos atendimentos registrados no Procon, em 2020, referem-se à empresa.