Brasil começa a semana voltando ao patamar de mortes da pandemia de agosto do ano passado com Belo Horizonte fechando o comércio.

O Ministério da Saúde investiga a nova variante da Covid-19 no Amazonas depois de o governo do Japão confirmar a infecção em quatro viajantes que chegaram do Brasil.

Os impactos no Norte e no Nordeste com o fim do auxílio emergencial.

Trump sob ameaça de mais um processo de impeachment nos Estados Unidos. Começa a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo, desta vez virtual.

E você vai conhecer mais sobre uma das apostas na música para este ano.

Pandemia no Brasil

O Brasil atingiu a marca de 203.140 óbitos e 8.104.823 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo o consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de óbitos voltou a passar de 1 mil, o que não ocorria desde 11 de agosto.

Em Manaus, a situação se complica a cada dia. Em 9 dias, as internações pela doença na cidade já superam o total de dezembro e o número de enterros bate recordes.

Com os casos em alta, Belo Horizonte volta a fechar o comércio nesta segunda-feira (11). Só os serviços essenciais vão poder funcionar.

Em São Paulo, quatro regiões do estado entram na fase laranja da flexibilização com liberação de atividades.

Na corrida pela vacina no Brasil, a Anvisa informou no fim de semana que aguarda mais documentos do Instituto Butantan sobre a CoronaVacpara dar andamento ao pedido de uso emergencial.

A análise da Fiocruz sobre a vacina de Oxford e da AstraZeneca seguiu para a próxima fase. Os documentos foram entregues na sexta-feira e a agência tem até 10 dias para decidir se dá o aval ou não.

Nova variante

 

Área de embarque do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, em 28 de dezembro de 2020 — Foto: Issei Kato/Reuters

Área de embarque do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, em 28 de dezembro de 2020 — Foto: Issei Kato/Reuters

O governo do Japão anunciou neste domingo (10) que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil e voltaram ao Japão em 2 de janeiro: um homem, uma mulher e mais duas pessoas com idades entre 10 e 19 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, os quatro infectados estiveram no Amazonas — não há detalhes sobre as cidades por onde eles passaram.

Os pacientes apresentaram uma variante semelhante às que se disseminaram rapidamente no Reino Unido e na África do Sul e que preocupam pela maior capacidade de contágio.

O Ministério da Saúde do Brasil informou que pediu informações do governo japonês para iniciar o rastreamento de contatos.

Estados Unidos

 

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fala sobre a solicitação da 25ª Emenda contra Donald Trump, na quinta-feira (7) — Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fala sobre a solicitação da 25ª Emenda contra Donald Trump, na quinta-feira (7) — Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que está pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, a menos que ele seja destituído do cargo nos próximos dias.

Pelosi, a principal democrata no Congresso, disse que “prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment” ao plenário da Câmara dos Representantes se Trump não for removido por seu gabinete sob a 25ª emenda da Constituição como inapto para permanecer no cargo.

A nova ameaça de destituição ganhou força após a invasão do Capitólio na quarta-feira (6) por apoiadores de Trump, que terminou com cinco mortos, incluindo um policial.

Schwarzenegger

O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger descreveu o ataque ao Capitólio como uma tentativa de golpe do presidente Donald Trump e comparou à violência nazista.

Em um vídeo postado no Twitter, o astro de Hollywood comparou os acontecimentos da última quarta-feira à “Noite dos Cristais”, quando hordas de nazistas atacaram, entre outros atos de violência, as vitrines de lojas de judeus em 1938.

Auxílio emergencial

 

Auxílio emergencial teve última parcela depositada em dezembro — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Auxílio emergencial teve última parcela depositada em dezembro — Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O desempenho econômico do Norte e Nordeste deve ser o mais prejudicado com o fim do auxílio emergencial, que teve a sua última parcela depositada no mês de dezembro.

Estudo realizado pela consultoria Tendências aponta que o rendimento dos moradores da região Norte saltou 13,1% no ano passado, enquanto que o dos habitantes do Nordeste cresceu 8,3%.

Em 2021, porém, os dados apontam para uma reversão: a renda do Norte vai despencar 8,5% e a do Nordeste, 8%.

Como comparação, a renda de todo o Brasil cresceu 4,6% no ano passado e deve recuar 3,7% em 2021. Segundo a Caixa, as transferências da União somaram R$ 292,9 bilhões e alcançaram 67,9 milhões de pessoas – quase um terço da população do país.

Fuvest 2021

 

Estudantes participam da1ª fase do vestibular da Fuvest neste domingo (10) — Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Estudantes participam da1ª fase do vestibular da Fuvest neste domingo (10) — Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

A Fuvest divulgou o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2021. A prova vai selecionar candidatos para 11.147 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

O exame teve 5 horas de duração e foi aplicado em 35 cidades do estado de São Paulo. Foram 90 questões de múltiplas escolhas sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, além de questões interdisciplinares.

Segundo a Fuvest, o concurso de 2021 teve um total de 17.210 abstenções, 13,2% em relação aos 130.678 candidatos inscritos. A lista de convocados para a segunda fase do vestibular será divulgada no dia 1º de fevereiro.

Fonte: G1