Maju Cotrim

O Ministério da Saúde informou que TO receberá 44 mil doses da Coronavac, 14 mil a mais que o anunciado pela manhã.

O avião vai chegar às 17h50, a Polícia Federal vai levar para o Lacen onde será feita a abertura da vacinação e a coletiva.

A Gazeta do Cerrado apurou que um profissional da saúde será o primeiro tocantinense a ser vacinado. O nome ainda não foi divulgado.

Chegando no Estado, o Governo  assume a segurança do material e a logística para distribuição aos locais de vacinação e aos municípios.

A Gazeta acompanha em tempo real.

A vacinação

As vacinas serão usadas preferencialmente para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinado para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Por determinação do governador Mauro Carlesse, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia organizado um plano de imunização para o Tocantins. “O nosso compromisso é estar preparado para vacinar o tocantinense. Para isso, temos um estoque de seringas com agulhas necessárias e a logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios”, assegura o governador Mauro Carlesse.

O Estado foi um dos primeiros entes federativos a apresentar o Plano Estadual de Imunização, além de participar efetivamente da construção do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. O Tocantins já tem, no Estoque Regulador Estadual, 466 mil seringas com agulhas para dar início à vacinação da Covid-19. Já comprou outras 117.200 unidades, aguardando somente a entrega, e está com processo de compra já licitado e concluído de mais 1.665.957.

Segundo o titular da SES, doutor Edgar Tollini, o Governo do Tocantins já tem infraestrutura para armazenamento e distribuição de doses de vacina e a frota da SES será priorizada para essa distribuição das doses. “Além disso, o Plano de Contingência prevê parcerias com Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Forças Armadas e de Segurança [Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícias Federal, Civil e Militar]. E, se necessário, poderemos montar pontos de vacinação em universidades e escolas públicas e privadas, associações de moradores, instituições religiosas, órgãos públicos como Detran, além de shoppings, aeroportos, entre outras estruturas”, afirma.

Veja também

Em Guarulhos: Governador recebe doses do TO e garante que Estado vai vacinar ainda hoje 1º cidadão tocantinense

Araguaína define plano de vacinação e estima 5,8 mil pessoas no grupo prioritário