A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (24) e mais de 58,2 mil estudantes estão inscritos para fazer as provas no Tocantins. Mesmo os que faltaram na primeira etapa, no dia 17 de janeiro, ainda podem participar. O estado teve abstenção acima da média nacional, com mais da metade dos inscritos deixando de comparecer ao primeiro dia.
Segundo o Inep, candidatos que foram barrados no 1º dia por causa da lotação das salas de aula podem participar do 2º dia e pedir apenas a remarcação do 1º ou pedir a remarcação dos dois dias. Quem teve sintomas de Covid-19 e não compareceu também poderá ter a prova aplicada nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Neste domingo serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, cada uma com 45 questões. O horário de abertura dos portões e o início das provas é o mesmo que o da primeira etapa, mas a avaliação termina meia hora mais cedo porque não há redação no segundo dia de provas.
Neste ano, além das questões de conhecimento, os candidatos que vão realizar as provas devem ficar atentos às medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus.
Além da máscara de proteção, os candidatos precisam estar com caneta preta com tubo transparente e documento com foto. É recomendado que o aluno leve o cartão de confirmação do exame.
Aplicação das provas
- Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 2º dia (24/1): 18h30
Transporte público
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) informou que haverá reforço das linhas do transporte público para os locais da aplicação Enem na capital. Além disso, equipes de fiscalizações estarão nas estações de ônibus acompanhando os embarques dos usuários para evitar aglomerações. As linhas reforçadas são:
- Linha 091 (Av. NS-06) – CE Dom Alano
- Linhas 181/190 – CEM Tiradentes
- Linha Eixão – Ceulp Ulbra
- Linha 071 (Av. LO-04) – COL da Polícia Militar
- Linha 020 (Av. JK) – COL Marista Palmas
- Eixão Apinajé – EE Frederico José Pedreira Neto
- Linha 201 (Av. NS-01 em frente à Havan) – EE Prof. Elizângela Glória Cardoso
- Linha 180 (Av. NS-02) – Unopar Palmas
- Linha 071 (Arne 51/404 Norte) – EM Monsenhor Pedro Pereira Piagem
- Linha 180 (Av. NS-02) – Faculdade de Palmas (Fapal)
- Linha 180 (Av. NS-02) – Faculdade Itop
- Eixão (Av. Teotônio Segurado) – Unicatólica
- Linha 151 (Av. LO-05) – Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
- Linha 090 – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Pandemia
Também por causa da pandemia da Covid-19, uma série de medidas foram adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem. O candidato só poderá ter acesso ao local de aplicação das provas se estiver usando máscara e pode ser eliminado do exame se ficar sem a proteção dentro da sala.
O Inep afirmou que reduziu o número de candidatos por sala, que disponibilizará álcool gel nos locais de prova e que terá salas exclusivas para grupos de risco e fará o distanciamento entre as carteiras.
Os participantes que estiverem com sintomas e suspeita de Covid-19 não devem comparecer à aplicação dos exames. Veja a lista com as medidas de prevenção:
- Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores
- Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame)
- Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas
- Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila
- Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
- Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
- Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima
- Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame