O deputado federal Arthur Lira foi eleito presidente da Câmara Federal na noite desta segunda-feira, 1º. O principal adversário foi Baleia Rossi.
Arthur Lira foi eleito com 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi. Maioria da bancada do Tocantins o apoiou.
Discurso de Maia
Após atritos com o grupo de Arthur Lira, Maia fez um discurso de pacificação antes de deixar o comando da Câmara.
“As brigas passaram, vamos eleger o novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito, no meu caso com a candidatura do Arthur Lira. A ele e àqueles que se sentiram ofendidos com algo que falei, não foi minha intenção”, disse.
Muito emocionado na despedida, Maia chorou ao falar. “Tenho orgulho de ser presidente dessa Casa e, mais do que isso, de ser deputado federal”.
Discurso de Baleia Rossi
Em seu discurso, Baleia Rossi defendeu uma Câmara independente do Planalto. Nos últimos dias, ele criticou a atuação do governo em favor de Lira. O deputado também prometeu trabalhar por uma distribuição mais igualitária dos recursos de emendas.
“Não só voz, mas recursos legítimos, republicanos no orçamento, para que todos possam exercer na sua plenitude os seus mandatos”, disse. “Precisamos voltar a debater uma agenda social para acolher as pessoas que estão passando extrema dificuldade com essa pandemia que ainda não acabou.”