São esperados até 100 milímetros de chuva por dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para deslizamentos e alagamentos em quase todo o território do Tocantins a partir das 15h desta segunda-feira (15). O nível vermelho é o mais alto na escala de alertas emitidos pelo instituto. Ele indica ‘grande perigo’, segundo o Inmet.

O risco para o Tocantins foi avaliado como muito alto porque o solo já está encharcado das chuvas registradas nos últimos dias e a previsão para a semana mostra o tempo instável em todo o estado até a sexta-feira (19). São esperados até 100 milímetros de chuva por dia.

Inicialmente, o alerta fica em vigor até a manhã da terça-feira (16), mas ele pode ser renovado ou retirado pelos técnicos do Inmet a qualquer momento. Para acompanhar em tempo real, o morador pode acessar a página de alertas do instituto. No site também é possível ver a lista completa de cidades que estão na área de risco. Parte do Pará também está sob o mesmo alerta.

Orientações

O Inmet pediu que moradores que vivem em áreas de encosta fiquem atentos a mudanças no solo e quem vive nas margens de rios deve monitorar o nível da água. Há risco de transbordamento nas regiões ribeirinhas.

– Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

– Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

– Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

Segundo o major Matos, “já estamos informando as Defesas Civis Municipais. Em caso de emergência, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual)”.