Faculdade Serra do Carmo- Foto – Cilmara Aguiar

Conteúdo Gazeta do Cerrado

Um grupo de acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo, em Palmas, está indignado pois alegam recusa da instituição em conceder descontos nas mensalidades.

Os estudantes encaminharam uma Carta Manifesto ao Gazeta do Cerrado nesta quinta-feira, 4, e acusaram a Fasec de não ter empatia diante da situação de pandemia, que agravou a situação de miséria de várias famílias.

O que diz a Fasec

Em contato com a Gazeta, a instituição encaminhou uma nota na qual se manifesta sobre o assunto. (Veja a íntegra abaixo)

A instituição afirmou que as políticas aplicadas aos semestres letivos da FASEC são planejadas com antecedência.

“Portanto, no semestre 2021/1, visando a adequação da IES para o retorno das aulas presenciais, assim que possível e autorizado pelos órgãos competentes, a FASEC retornou com seu programa de bolsas estudantis (convênios, portadores de diploma e transferência). E ainda, com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas”, alega.

A nota diz ainda: “Vale ressaltar que, a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais”, garante.

Em outro ponto a instituição afirmou: “O reajuste dos valores na matrícula e nas mensalidades da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino, levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior”, diz.

A FASEC ainda informa que iniciou as aulas em ambientes virtuais, devido os aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins e, sendo assim, como forma de prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores. Mas, reforça que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais.

 

Veja na íntegra a Carta

Carta de Manifesto

No momento em que o mundo passa por uma crise sanitária que já vitimou milhares de pessoas, agravou a situação de miséria, especialmente, nos países mais pobres como o Brasil, e que apesar de transcorrido pouco mais de um ano ainda não há perspectivas para o seu fim, nós, Acadêmicos da Faculdade Serra do Carmo (Fasec) manifestamos nossa profunda tristeza e indignação diante da postura adotada pela instituição de ensino, que não demonstrou sentimento de empatia e solidariedade com aqueles que são unicamente responsáveis pela existência dela.

Frente ao agravamento da doença no nosso Estado e mais ainda na capital, recentemente, os acadêmicos, muitos que passam por situação delicada nos orçamentos familiares, postularam desconto nas mensalidades enquanto se mantiver o sistema remoto de ensino, já que é do conhecimento de todos que a modalidade de ensino virtual proporciona a redução dos custos de manutenção da instituição.

Em um dos trechos da resposta ao requerimento, que indeferiu o pedido feito pelos acadêmicos, a direção da Fasec justificou que a política aplicada aos semestres letivos é planejada com antecedência e que assim que autorizado pelos órgãos competentes, haverá o retorno das aulas presenciais.

Com esta resposta, a faculdade pretende induzir os alunos a acreditarem que isso poderá ocorrer ainda este semestre, possibilidade que se afasta cada vez mais, vez que estamos no pior momento da Covid-19, com maior índice de infecção e agravamento da doença, falta de leitos de UTI e clínicos, aliados ainda à chegada da nova variante, que segundo infectologistas, possui capacidades de contaminação dez vezes maior que o tipo verificado inicialmente.

Voltando à resposta do requerimento, a direção da Fasec se esqueceu de que planejamento pode ser refeito e novas medidas devem ser adotadas quando verificadas situações de calamidade pública
Destaca-se que neste dia, o Município de Palmas decretou lockdown, o que significa dizer que muitos de nós estaremos impossibilitados de trabalhar e gerar renda para a nossa manutenção e que a prioridade deverão ser as despesas decorrentes de alimentação e demais gastos para a subsistência.

Reforçamos, mais uma vez, que não queremos abandonar o curso e nem ficar inadimplentes com a instituição de ensino, queremos condições justas para que possamos continuar estudando e também mantendo os empregos dos nossos professores.

Fica aqui o Manifesto e pedido à Instituição Serra do Carmo para que reavalie a sua decisão.

Palmas, 04 de março de 2021.

 

Veja a íntegra da nota da instituição:

 

Nota

A FASEC – Faculdade Serra do Carmo informa que durante este período de pandemia do novo Coronavírus e de aulas em ambientes virtuais, a instituição passou a contar com políticas especiais de bolsas para todos os acadêmicos.

A FASEC respeita a posição dos acadêmicos e a liberdade de expressão, mas esclarece que:

*As políticas aplicadas aos semestres letivos da FASEC são planejadas com antecedência.

Portanto, no semestre 2021/1, visando a adequação da IES para o retorno das aulas presenciais, assim que possível e autorizado pelos órgãos competentes, a FASEC retornou com seu programa de bolsas estudantis (convênios, portadores de diploma e transferência). E ainda, com as aulas em ambientes virtuais, este semestre, a instituição dispôs para os discentes que não possuem tais benefícios, o desconto de 10% (dez por cento) no valor das mensalidades pagas até o 5º dia útil enquanto durarem as aulas remotas.

*Vale ressaltar que, a instituição continua cumprindo com seus gastos mensais, tais como alugueis, salários de colaboradores, e ainda investimentos de tecnologias e pessoal para adequação da prestação de serviços em ambientes virtuais e na adequação do prédio com protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 para retorno das aulas presenciais.

* O reajuste dos valores na matrícula e nas mensalidades da instituição acontece anualmente, assim como todas as instituições particulares de ensino, levando em conta os índices inflacionários do país e a concessão de custos próprios, que por sinal, os índices de ajuste ficaram menores do que os índices inflacionários do país em relação ao ano anterior.

* Os diversos programas foram assegurados estes semestre, com seus critérios e regras, como Bolsas Convênios, Bolsa Transferência Externa ou Portadores de Diploma, Bolsa ingressantes (para os não acadêmicos FASEC que estão ingressando na instituição), além de Prouni e Fies.

* Os acadêmicos podem e devem procurar a instituição para verificarem em qual Bolsa Matenedora ele se enquadra, por meio dos contatos: 63 3216 6000 ou 63 99921 1111 (Zap FASEC).

*Além de programa de Bolsas, a FASEC ainda possui o programa de negociação de débitos para todos os acadêmicos que estão com mensalidades negativadas.

* A FASEC ainda informa que iniciou as aulas em ambientes virtuais, devido os aumento de casos de Covid-19 em Palmas e no Tocantins e, sendo assim, como forma de prevenir possíveis contaminações de acadêmicos, professores e colaboradores.

Mas, reforça que está trabalhando para que as aulas retornem em ambientes presenciais ou híbridos, o quanto antes, e irá seguir orientações da Organização Mundial de Sáude (OMS), Ministérios da Saúde e Educação, além de órgãos de saúde municipais e estaduais.

Assessoria de Comunicação
Faculdade Serra do Carmo (FASEC)

(Matéria atualizada ás 20 horas)