Reprodução
Lucas Eurilio
A situação piora a cada vez e as pessoas se sentem desesperadas e impotentes diante do Covid-19. A pandemia tem causado estragos e trazido sérios problemas à toda a população. Não há leitos disponíveis e isso fez com que Kedma Jakeline e Kaline fossem fazer um apelo nas redes sociais implorando por uma vaga na UTI para o pai idoso, João Nonato Assunção de Oliveira.
Com 70 anos, seu João está internado com o vírus no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e foi entubado nesta quarta-feira, 10, pela equipe de profissionais da Saúde que cuidam do paciente.
Em um vídeo encaminhado por Kedma – e autorizado – ao Gazeta do Cerrado na tarde desta quinta-feira, 11, mostra a irmã Kaline pedindo que a ajudem encontrar uma vaga para o pai. Além disso, a mãe delas também foi diagnosticada com Covid-19 e está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Porto Nacional).
“Meu pai tá aqui oh. Me falaram que arrumaram a UTI pra ele, mas não arrumou, não tem pro meu pai. Estão jogando que ele já arrumou e não tem, não tem. Ele foi entubado ontem e deu tudo certo. Ele conseguiu, ele lutou e conseguiu, ele foi entubado. Esperamos desde ontem, era pra ter levado ele, mas não levou pra UTI e até agora ele tá aqui, e eu só escutando ele entubado nessa salinha aqui. Eu não estou tendo apoio de ninguém, ninguém tá me ajudando a não ser meus amigos compartilhando, eu preciso da ajuda de vocês… Eu tô sofrendo muito a minha mãe tá lá na UPA, minha mãe acabou de desmaiar minha mãe também tá positivo – para Covid – e meu pai tá aqui esperando. Não tem tempo de esperar”. diz Kaline em trecho do vídeo.
A moça relata chorando que estão usando a imagem da família para dizer que uma UTI foi encontrada no Hospital Geral de Palmas e que seu pai seria transferido para a unidade hospitalar.
“Estão dando notícias que ele arrumou, mas não arrumou. Tô aqui escutando…lutando, ninguém me ajuda. Pelo amor de Deus, eu preciso de ajuda, ele já lutou pra estar aqui, já tá entubado. Eu achei que ele não ia dar conta, mas ele tá sofrendo. Ontem ele foi vitorioso, então me ajudem. Eu tô implorando. Estão usando a nossa imagem pra dizer que conseguiu, mas não conseguiu, ele não tá na UTI, relata Kaline em outra parte da gravação.
Após o apelo, Kalina, ela agradece e diz que toda a equipe está sendo carinhosa e atenciosa com seu pai. (Veja o vídeo no final da matéria)
Já em outro vídeo, mas de Kedma, ela chora ao também fazer um pedido para que ajudem seu João.
“Pessoal, voltando aqui mais uma vez e dizer à todos vocês que a UTI que foi falada que arrumaram para o meu pai, mas ela não existe. Meu pai se encontra entubado aqui no Hospital Regional. Nesse momento estou com a minha mãe positivada aqui na UPA e caso ela venha a precisar de uma UTI, não tem”.
A Gazeta do Cerrado solicitou posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde que em nota informou que está trabalhando para a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atendam os pacientes acometidos pela Covid-19, no Tocantins.
Segundo a SES o paciente seu João está em um leito de estabilização, no Hospital Regional de Porto Nacional, aguardando transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na fila da Central Estadual de Regulação.
Veja íntegra da nota
Nota de esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que trabalha para a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atendam os pacientes acometidos pela Covid-19, no Tocantins.
A SES destaca que o que o paciente mencionado por este veículo, está em um leito de estabilização, no Hospital Regional de Porto Nacional, aguardando transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na fila da Central Estadual de Regulação.
A SES enfatiza que a Central atua 24 horas por dia, em busca de maior celeridade no processo de transferência de pacientes, os quais são regulados, de acordo com os critérios de avaliação médica, que os prioriza pela gravidade do quadro clínico apresentado, respeitando a estabilização e condições de deslocamento do paciente.
Palmas, 11 de março de 2021
Veja o vídeo