Foto – Nacho Doce/Reuters

A plataforma do Monitor de Secas apresentou o panorama de informações para o estado referente ao mês de fevereiro, indicando um quadro de melhora. Isso ocorreu devido às precipitações registradas, em grande parte do estado, que ficaram acima da média histórica para o período, favorecendo a redução da área com seca grave (S2) no centro do estado e recuo da seca moderada (S1) no Sudoeste. Porém, mesmo com esse quadro positivo, alguns impactos de curto prazo (C) permanecem no sudeste do estado, e de curto e longo prazo (CL) nas demais áreas.

Como parte das ações desenvolvidas pela equipe técnica no estado, foram consultados em fevereiro 32 observadores de 28 municípios do Estado, os quais participaram do processo de levantamento de informações de campo para validação dos dados necessários para construção do mapa.

Dentre esses agentes participaram Bombeiros Militares, servidores municipais, coordenadores de Defesa Civis municipais e secretários de Meio Ambiente dos municípios envolvidos. As informações coletadas pela rede de observadores indicaram, de forma geral, um quadro positivo de melhora na condição de seca em todos os 28 municípios que preencheram o formulário da rede de observadores, indo de encontro com os dados levantados pela equipe central.

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em vários estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, disponível no link: http://monitordesecas.ana.gov.br/. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior.

O Tocantins é o único estado da região norte do país que está incluído no programa Monitor de Secas. A equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil ficam a cargo do levantamento das informações locais mensalmente no estado.

Por Matheus Dias/Ascom Semarh