Instituto de Identificação – Foto – Dennis Tavares

Para conter a disseminação da Covid-19 e atender às determinações do decreto estadual nº 6.234, que trata do trabalho remoto, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, informa que o atendimento no Instituto de Identificação e seus Núcleos está sendo realizado de forma parcial. O serviço de atendimento retorna a partir do dia 15 de abril conforme ordem cronológica de agendamentos realizados anteriormente na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação PAPI. Nesta sexta-feira, um novo comunicado sobre o atendimento do órgão foi publicado no site da SSP-TO – www.ssp.to.gov.br.

De acordo com a diretora da Papiloscopia, Naídes César Silva, até a data estabelecida pelo decreto estarão em funcionamento apenas a entrega das carteiras de identidade e de atestados de antecedentes criminais já emitidos. A diretora informa ainda que os agendamentos estão sendo realizados pelo site normalmente, por meio do link: https://iito.ssp.to.gov.br/agendamento

Naídes ressalta que o Instituto tem buscado de forma eficiente garantir o serviço a cidadãos que necessitam solicitar documentos importantes para a vida civil, de forma que assegure a prevenção da Covid-19 entre os servidores e a população atendida.

Saiba mais sobre o atendimento online

O atendimento na sede do Instituto de Identificação do Tocantins, em Palmas e no interior, será exclusivo para os agendamentos já efetuados na plataforma PAPI, disponível no site da Secretaria da Segurança Pública por meio do link: https://iito.ssp.to.gov.br/agendamento .

Carteira de Identidade

Assim, quem precisa emitir a primeira ou a segunda via da carteira de identidade deve buscar a página virtual e clicar na opção “Primeira Carteira de Identidade” ou para solicitar outro documento clicar na opção “Perdi minha carteira de identidade”.

Certidão de Antecedentes Criminais

A Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (Papi) possibilita, ao cidadão, solicitar e ter a posse em até 24 horas da Certidão de Antecedentes Criminais por meio do site da SSP pelo link: https://iito.ssp.to.gov.br/atestado/solicitacaoexterna/S, tornando o processo mais ágil e seguro. Ainda no site, é possível realizar a autenticação da certidão emitida pelo Instituto de Identificação.

Documentos achados e perdidos

No Sistema é possível o cadastro e o gerenciamento de documentos perdidos, furtados ou roubados, que de alguma forma foram recuperados e entregues nas Delegacias de Polícia Civil ou em qualquer uma das unidades do Instituto de Identificação. O cidadão que teve seus documentos perdidos, furtados ou roubados, consultar através do link: https://iito.ssp.to.gov.br/doc_encontrado/pesqexterna
Se seu documento foi encontrado por alguém e disponibilizado para resgate. A vantagem é evitar que o cidadão arque com os custos para a emissão da segunda via de documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS) e outros.

Por Shirley Cruz/Ascom SSP-TO