O Portal Gazeta do Cerrado fez um levantamento junto á Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-TO), para saber quantas ocorrências para crimes cometidos contra a liberdade sexual foram registradas desde janeiro do ano passado no Tocantins. Segundo os dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública/Gerência de Inteligência, Análise e Estatística/Unidades Policiais, no ano de 2016, foram registradas 391 ocorrências de estupro em todo Estado.

As maiores cidades do Tocantins também lideraram o ranking dese tipo de crime. Em Palmas, foram registrados 45 casos, em Araguaína 41 casos, em Gurupi 28 e em Paraíso do Tocantins foram registradas 21 ocorrências .

Neste ano de 2017, a parcial ate o mês de maio é de 122 casos registrados sendo 24 casos em Araguaína, 12 em Gurupi, sete em Paraíso e 11 casos em Pedro Afonso.

03112016_EBC_estupros

Até maio desse ano foram registradas duas ocorrências de estupro na capital. A SSP-TO não divulgou informações solicitadas por nossa equipe sobre as ocorrência de estupros coletivos e nem o número de acusados presos por esses delitos. Infelizmente, a Secretaria de Segurança Pública também não informou ao Portal Gazeta do Cerrado, qual o quantitativo desses casos tem como acusados algum familiar da vítima.

Casos Recentes

Moisés Silva Lima, de 28 anos preso em setembro de 2016, em Palmas, confessou ter violentado uma criança de 11 anos, e ainda detalhou o abuso aos policiais. Segundo informações da Policia Civil, o indivíduo teria abordado a criança próximo a escola onde ela estudava, tapou sua boca e a jogou no carro para executar o crime em uma quadra próxima. Na época ele também estava sendo investigado por ter violentado uma mulher, segundo informações da Delegacia Especializada do Atendimento a Mulher (DEA).

O caso da lavradora Maria Conceição Pereira Cardoso de 69 anos, registrado em novembro de 2016, também, causou enorme comoção social. A mulher foi estuprada e morta dentro de sua própria casa no município de Natividade. O suspeito do crime, que ainda não foi localizado era um vizinho que estava bebendo em companhia da vitima.

Em Porto Nacional o caso do idoso que estuprava crianças durante ritual de magia negra, chocou a população. Em março deste ano, um homem de 64 anos e uma mulher de 34, foram presos por suspeita de estuprar ao menos quatro meninas que tinham entre 9 e 11 anos. Segundo o Delegado responsável pelo caso podem aparecer mais vitimas depois de divulgada a prisão dos suspeitos.

Estupro no Brasil: cinco vitimas por hora

O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2016, apontou um dado alarmante: a cada hora, mais de cinco pessoal são vitimas de estupro no Brasil. Os dados se referem ao ano de 2015 onde foram registrados oficialmente 45.460 casos em todo território nacional. Apesar da queda de aproximadamente 10% em relação ao ano de 2014, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública não afirma que realmente houve uma redução nos crimes praticados em território nacional uma vez que os casos de subnotificação relacionados ao estupro são altíssimos.

O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil. A menor estimativa se baseia em estudos internacionais que apontam que apenas 35% das vitimas de estupro costuma prestar queixa. Por outro lado, a maior estimativa para esse tipo de crime se apoia no estudo Estupro no Brasil: uma radiologia segundo os dados da Saúde. Realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o estudo revela que somente 10% dos casos de estupro no Brasil chegam ao conhecimento das autoridades.

Ao levar em conta apenas os registros oficiais de estupro no país em 2015, uma pessoa foi estuprada a cada 11 minutos, 5 vitimas por hora.

 Texto: Colaborou Nielcem Fernandes