Foto: UTI – Respiradores e Covitário HGP – Nielcem Fernandes

As 16 vagas leitos de UTI Covid  seguem fechadas são tanto em unidades públicas como nas privadas que têm contatos com o Estado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde. O estado liberou na manhã desta quinta-feira (22) apenas um leito.

Os bloqueios se dá devido à baixa nos estoques do kit de intubação. “Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados nas unidades contratualizadas para prestação de serviços especializados a pacientes com a Covid-19 se dá, conforme notificação das empresas responsáveis, devido a baixa nos estoques de kits de intubação.”

Os bloqueios atingem, nesta quinta-feira (22), três hospitais. Confira a lista:

  • Hospital Municipal de Campanha de Araguaína – dois leitos;
  • Hospital Regional de Gurupi – sete leitos;
  • Hospital Santa Tereza, em Palmas – sete leitos.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou nesta quinta-feira (22) que a previsão é que para os leitos de Araguaína os estoques estejam regulares nesta sexta-feira (23). Para as demais unidades ainda não há previsão.

De acordo com o Portal Integra do Governo do Tocantins, atualmente o estado tem 173 leitos de UTI Covid ativos para atendimento sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Estas vagas estão em onze hospitais públicos ou particulares que têm convênio com o estado.

A lista do Porta Integra indica ainda que, levando em consideração os bloqueios, há 12 vagas livres em todo o estado e que a taxa de ocupação das UTIs está em 93%. Porém, entre os leitos disponíveis, cinco são pediátricos.

Até às12h38 desta quinta-feira (22) havia 11 pacientes aguardando vagas em UTIs no Tocantins, as transferências não são automáticas, pois dependem do setor de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

Veja a nota da SES

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados nas unidades contratualizadas para prestação de serviços especializados a pacientes com a Covid-19 se dá, conforme notificação das empresas responsáveis, devido a baixa nos estoques de kits de intubação.

A SES destaca que todo o país tem enfrentando problemas na manutenção de estoques destes insumos e medicamentos, mas todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual, ainda encontram-se abastecidas de medicamentos e insumos necessários para atender as demandas existentes.

A SES enfatiza que mantém planejamento de novas aquisições, para isso já abriu processo de compra de mais medicamentos e insumos e, está buscando todos os meios legais para garantir a continuidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES destaca que já foi informada pelas empresas terceirizadas da busca pelos medicamentos e a previsão é que para os leitos de Araguaína, os estoques estejam regulares nesta sexta-feira, 23. Para as demais unidades ainda não há previsão.

*Com informações do G1 TO