Com uma área total construída de 1.469,97 m² e distribuído em três pavimentos, o Complexo de Pesquisa e Pós-graduação Prof. Dr. Lamadrid é inaugurado nessa sexta-feira, 23 de abril, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O complexo abrigará três programas de pós-graduação da universidade: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) e o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte).
O senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes foi um dos articuladores da obra e comemorou. “No dia de hoje inaugura-se o Complexo Laboratorial Professora Ramon Laramadri, nós temos essa parcela aí, na ação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia da liberação dos recursos da Finepi, em torno de R$ 4 milhões, para essa obra, que é uma obra viva, de permanente transformação nos estudos e nos avanços nas áreas e ciência e tecnologia e inovação”, disse o senador em vídeo.
Veja o vídeo:
Gomes celebrou ainda: “Nossa parceria com a Universidade Federal do Tocantins tem sido permanente, não só minha, mas de toda a Bancada Federal desde o início da UFT com várias iniciativas. A UMA, recursos para os Campis de todo o Estado, participação em projetos inovadores que a comunidade da UFT sempre fomenta e é um orgulho pra todos nós, sentir que a UFT terá agora, a Universidade Federal do Norte do Tocantins, com a mesma pegada, o mesmo DNA, de inovação, de boa gestão e principalmente, uma Universidade moderna, focada na qualidade do saber, tendo a ousadia de fazer projetos novos”, disse.
O ministro Marcos Pontes também fez questão de parabenizar a UFT pela obra e de mandar sua mensagem. Veja o vídeo:
A obra
Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, esse prédio foi pensado para fortalecer as ações dos programas de pós-graduação com foco nas diferentes linhas e áreas de pesquisa em que atuam, além de proporcionar a interação com os demais programas da universidade: “É um ganho imenso, não só para os programas, como para o câmpus de maneira geral. A universidade avança e dá sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, pesquisa e da inovação, não só para o Tocantins, mas toda a região Norte do país”, lembrou o reitor.
À frente do projeto do Complexo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Raphael Pimenta, explicou que o prédio é fruto de uma chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação por meio da Finep, ainda em 2011, em que foi submetido ao edital a proposta de reestruturação da pós-graduação no Câmpus de Palmas, integrando os três programas de pós-graduação à época. “Ele vai favorecer o contato entre os laboratórios e os pesquisadores que estarão reunidos em ambientes mais próximos, uma forma de incentivar novas parcerias e troca de conhecimento entre os programas”, pontuou Pimenta.
O pró-reitor explicou ainda que o Complexo vai suprir uma demanda antiga do Câmpus, que era ter um espaço para as defesas de trabalho de Mestrado e Doutorado, além de liberar espaços em outros blocos para a expansão dos demais cursos de pós-graduação ou até mesmo da graduação.
Homenagem
WhatsApp Image 2021-04-22 at 11.53.27.jpeg (Foto: polimacedo)Quem batiza o Complexo de Pesquisa e Pós-graduação é o nome do docente que marcou a história da Universidade Federal do Tocantins (UFT), emblemático, com seu jeito firme e autêntico de ser, professor José Ramiro Lamadrid Marón, ou apenas professor Lamadrid, pertenceu ao Colegiado de Pedagogia, era professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb), pós-graduação em Geografia (PPGG) e contribuía com a modalidade de Ensino a Distância (EAD). Professor Lamadrid nos deixou no dia 31 de julho de 2020.