“A audiência pública esclareceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde, onde 95% dos leitos criados no combate a Covid-19, foram implantados pelo Governo. Além da prestação de contas do repasse feito pelo Ministério da Saúde em especial para o combate ao Coronavirus e a retomada dos atendimentos eletivos”, destaca Olyntho.
O deputado Olyntho (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta quinta-feira, 28, a audiência pública de prestação de contas da Saúde do Tocantins, com a presença do secretário estadual de Saúde do Tocantins, Dr. Edgar Tollini, que apresentou o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2020.
O secretário prestou esclarecimentos e tirou dúvidas referentes a execução financeira e a produção da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além dos dados, a audiência também abordou o tema Coronavírus.
Dentre os principais avanços destacados no relatório está o abastecimento de materiais e medicamentos na rede hospitalar. O Estado fechou o ano de 2020 com índices de 73,30% de abastecimento com insumos medicamentosos e 80,11% com materiais hospitalares.
“O Tocantins está fora do radar do Ministério da Saúde sobre a falta de oxigênio em hospitais regionais. Sabemos que há, por conta da alta demanda, dificuldades, principalmente sobre kits intubação, mas estamos trabalhando e buscando ferramentas para garantir assistência aos pacientes. Somos o único estado da região Norte que não entrou em colapso. Inclusive, recebemos em 31 de janeiro, pacientes oriundos do Amazonas”, enfatizou Tollini.
Olyntho ressaltou a importância desta audiência. “Destacamos aqui o trabalho desenvolvido pela equipe da SES, comandada pelo secretário Dr. Edgar e o secretário executivo, Quesed. Destacamos também os pontos importante que foram esclarecidos nesta audiência. O Secretário prestou esclarecimento como os dados do Ministério da Saúde referente ao repasse para o Tocantins”.
O parlamentar destacou também a qualidade das informações. “A Audiência Pública além de ser um compromisso legal, é uma oportunidade de colocar o que a SES tem feito em prol da saúde de todos os habitantes. A audiência pública foi muito boa, com números de informações e esclarecimentos aos nobre pares, deputados da Casa”.
A audiência contou com representantes do conselho da Saúde, Mário Benício, deputados e a equipe técnica da SES.