Maju Cotrim

O deputado Valdemar Junior apresentou um projeto nesta terça-feira, 4, para que a nova ponte de Porto se chame prefeito Antônio Poincaré, pai do presidente da Assembleia, Antônio Andrade. As obras da ponte estão a todo vapor.

“Faço pelo reconhecimento dos serviços prestados”, disse. “Ele foi Ex prefeito de Porto e de Fátima não poderá ver a homenagem mas sua família sim”, disse.

“Temos que homenagear pessoas que deram suor para o crescimento da nossa cidade”, disse.

A Ponte atual se chama Ponte Dom Alano  e continuará porque não será demolida, segundo o parlamentar. No entanto esta questão de dois nomes gerou dúvidas.

Ele deixou de lado divergências políticas com o atual presidente da Casa, Antônio Andrade na cidade. “Aqui aparto questões partidárias, estivemos em um passado não muito distante, posições contrárias mas não podemos esquecer o legado que foi deixado por Antônio Poincaré”, disse.

“Acho que deveríamos fazer homenagens vivas para que as pessoas sintam o gostinho de ser homenageadas quando vivas mas a lei não permite”, afirmou.

Ele criticou homenagem a pessoas que não tiveram muita intimidade com o Estado.

Todos os deputados não questionaram a legitimidade da homenagem porém houve discussão e divergências.

Polêmica

O deputado Cleiton Cardoso comentou a matéria e disse não ter nada contra o nome da ponte ser o de Poincaré mas ele ponderou que precisa ficar claro a permanência na ponte que já existe.

Valdemar ponderou que a intenção é manter as duas pontes e que a atual seja mantida como cartão postal.

Ricardo Ayres disse que a homenagem é justa. “Ele é um dos mais valorosos líderes políticos da cidade, não se discute”, pontuou sobre o homenageado. Na opinião dele, a troca do nome pode não ser permitida em razão de já ter um nome. “Está mudando o nome de uma ponte e isso a sociedade de Porto não admitiria”, disse.

Ele sugeriu que a homenagem seja feita em outras obras como o novo hospital da cidade.

Junior Geo disse que a ponte ainda não existe e sugeriu que espere a conclusão da obra para que o PL seja apresentado. “Já estamos dando nome a um projeto de uma ponte que tem apenas uma pilastra, a nova ponte não existe ainda”, disse.

Ivory de Lira afirmou: “vejo como um pleito justo”, disse.

A deputada Valderez Castelo Branco também se manifestou a favor do nome para a nova ponte.

A deputada Vanda Monteiro também declarou total apoio ao projeto e elogiou a trajetória de Poincaré.

O deputado José Roberto afirmou que tende a abster da votação. “Não sou favorável á narrativa de troca de nomes”, disse.

O deputado Amélio Cayres afirmou que é preciso esclarecer os detalhes. “É desnecessário colocar está dúvida na cabeça da população, a sociedade ficará dividida”, disse. Ele porém disse que vai votar a favor.

Fabion Gomes também se manifestou á favor da matéria.

Elenil da Penha disse ser favor caso a ponte atual não seja demolida.

Antonio Andrade se manifestou e disse que a iniciativa partiu do colega. “Quero agradecer de coração por esse reconhecimento de homenagear meu pai que é uma das pessoas mais importantes da minha vida”, disse.

Ele afirmou que a atual ponte não será demolida.  O presidente saiu na defesa da biografia de seu pai e atuação dele como gestor da cidade.

“Se fosse para mudar nome de ponte jamais eu iria permitir isso”, disse.

Ele falou que na cidade não tem nenhuma homenagem a seu pai.

“Quem quiser votar contra não ficarei magoado”, disse.

Placar

A matéria foi aprovada com os votos contrários de Júnior Geo e Ricardo Ayres e abstenção de Zé Roberto.